Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Lins, Hoyêdo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275
Resumo: O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção.
id ABED-1_1cb87514ae665d480a6a53566abc12dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/275
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regionalCurso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27510.17143/rbaad.v15i0.275Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/214https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/216Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Lins, Hoyêdo2019-03-17T02:32:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/275Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:58Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
title Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
spellingShingle Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
Nunes Lins, Hoyêdo
Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.
title_short Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
title_full Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
title_fullStr Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
title_full_unstemmed Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
title_sort Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
author Nunes Lins, Hoyêdo
author_facet Nunes Lins, Hoyêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Lins, Hoyêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.
topic Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.
description O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275
10.17143/rbaad.v15i0.275
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v15i0.275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/214
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170894827520