Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275 |
Resumo: | O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção. |
id |
ABED-1_1cb87514ae665d480a6a53566abc12dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/275 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regionalCurso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27510.17143/rbaad.v15i0.275Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/214https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/216Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Lins, Hoyêdo2019-03-17T02:32:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/275Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:58Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
title |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
spellingShingle |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional Nunes Lins, Hoyêdo Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano. |
title_short |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
title_full |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
title_fullStr |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
title_full_unstemmed |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
title_sort |
Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional |
author |
Nunes Lins, Hoyêdo |
author_facet |
Nunes Lins, Hoyêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Lins, Hoyêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano. |
topic |
Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano. |
description |
O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275 10.17143/rbaad.v15i0.275 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v15i0.275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/214 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/275/216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170894827520 |