Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futuros |
id |
ABED-1_6c5d384cda1d100af614a0894971685c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/203 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEducSherlockTelEducplágiodetecçãoeducaçãodistância.Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futurosRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/20310.17143/rbaad.v7i0.203Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v7i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203/80Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessR. H. R. Franco, Dra. LuciaCastro Milanez, M. Sc. José RenatoOliveira Santos, Flávia Aparecida2019-03-17T02:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/203Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:03Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
title |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
spellingShingle |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc R. H. R. Franco, Dra. Lucia Sherlock TelEduc plágio detecção educação distância. |
title_short |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
title_full |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
title_fullStr |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
title_full_unstemmed |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
title_sort |
Implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc |
author |
R. H. R. Franco, Dra. Lucia |
author_facet |
R. H. R. Franco, Dra. Lucia Castro Milanez, M. Sc. José Renato Oliveira Santos, Flávia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Castro Milanez, M. Sc. José Renato Oliveira Santos, Flávia Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
R. H. R. Franco, Dra. Lucia Castro Milanez, M. Sc. José Renato Oliveira Santos, Flávia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sherlock TelEduc plágio detecção educação distância. |
topic |
Sherlock TelEduc plágio detecção educação distância. |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de implantação de um software detector de plágio para análise das questões dissertativas do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. É apresentada ao leitor a definição de plágio e sua classificação quanto ao tipo. Adicionalmente, são apresentados alguns métodos utilizados para a descoberta de plágio em documentos eletrônicos. A fim de determinar o melhor software detector de plágio a ser utilizado, foram apresentados alguns softwares existentes, classificados pela sua distribuição e avaliados um a um com relação às suas funcionalidades. Dentre os softwares avaliados neste trabalho, o escolhido foi o Sherlock por apresentar a melhor relação custo-benefício baseada tanto por se tratar de um software livre quanto pela facilidade de integração com o TelEduc. A integração do Sherlock com o TelEduc foi implantada na Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) utilizando a linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor). Os resultados apresentados foram obtidos após análise dos exercícios dissertativos aplicados aos alunos de um curso de especialização em Design Instrucional para EAD Virtual na modalidade a distância pelo projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com base na bibliografia apresentada e nos resultados obtidos, concluiu-se que o software Sherlock possui funcionamento simples, uma vez que não possui técnicas avançadas na detecção de plágio. Tais técnicas são sugeridas para implementação em trabalhos futuros |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203 10.17143/rbaad.v7i0.203 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v7i0.203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/203/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v7i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170470154240 |