Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424 |
Resumo: | Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform. |
id |
ABED-1_bdc60c3bde053510a2a963a497dd49c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/424 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileiraeducational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses.mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos.Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform.A maior parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs) não foi projetada para fazer registros de navegação com foco na mineração de dados, mas sim para informar professores e alunos sobre objetivos pedagógicos. Contudo, vem ganhando relevância o entendimento que as informações que podem ser extraídas dos registros de navegação podem ser bastante relevantes, o que motiva o vigoroso interesse na área de mineração de dados educacionais. Nesse sentido, neste artigo analisa-se como os dados coletados na plataforma Lúmina, AVA baseado em Moodle e que disponibiliza Massive Open Online Courses (MOOCs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), podem ser melhorados, permitindo que mais informações sobre os estudantes sejam extraídas. Como modelo desta análise, usou-se o repositório DataShop do Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC), que foi projetado a princípio para fornecer recursos educacionais online, e que tem apresentando bons resultados na aplicação de processos de mineração. O objetivo final é propor adequações à plataforma da UFRGS.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/42410.17143/rbaad.v19i1.424Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424/341Diante deste desafio - melhorar bases de dados para MDE - pesquisadores do Centro de Ciências e Aprendizagem Pittsburgh (PSLC – Pittsburgh Science of Learning Center), criaram o Datashop, um repositório de dados citado por Koedinger et al. (2010) e BakerCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Faria dePerry, Gabriela Trindade2020-09-10T13:10:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/424Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-09-10T13:10:39Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
title |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
spellingShingle |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira Souza, Vanessa Faria de educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses. mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos. |
title_short |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
title_full |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
title_fullStr |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
title_full_unstemmed |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
title_sort |
Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira |
author |
Souza, Vanessa Faria de |
author_facet |
Souza, Vanessa Faria de Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa Faria de Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses. mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos. |
topic |
educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses. mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos. |
description |
Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424 10.17143/rbaad.v19i1.424 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v19i1.424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424/341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diante deste desafio - melhorar bases de dados para MDE - pesquisadores do Centro de Ciências e Aprendizagem Pittsburgh (PSLC – Pittsburgh Science of Learning Center), criaram o Datashop, um repositório de dados citado por Koedinger et al. (2010) e Baker |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v19i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170968227840 |