Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Faria de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424
Resumo: Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform.
id ABED-1_bdc60c3bde053510a2a963a497dd49c6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/424
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileiraeducational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses.mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos.Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform.A maior parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs) não foi projetada para fazer registros de navegação com foco na mineração de dados, mas sim para informar professores e alunos sobre objetivos pedagógicos. Contudo, vem ganhando relevância o entendimento que as informações que podem ser extraídas dos registros de navegação podem ser bastante relevantes, o que motiva o vigoroso interesse na área de mineração de dados educacionais. Nesse sentido, neste artigo analisa-se como os dados coletados na plataforma Lúmina, AVA baseado em Moodle e que disponibiliza Massive Open Online Courses (MOOCs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), podem ser melhorados, permitindo que mais informações sobre os estudantes sejam extraídas. Como modelo desta análise, usou-se o repositório DataShop do Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC), que foi projetado a princípio para fornecer recursos educacionais online, e que tem apresentando bons resultados na aplicação de processos de mineração. O objetivo final é propor adequações à plataforma da UFRGS.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/42410.17143/rbaad.v19i1.424Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424/341Diante deste desafio - melhorar bases de dados para MDE - pesquisadores do Centro de Ciências e Aprendizagem Pittsburgh (PSLC – Pittsburgh Science of Learning Center), criaram o Datashop, um repositório de dados citado por Koedinger et al. (2010) e BakerCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Faria dePerry, Gabriela Trindade2020-09-10T13:10:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/424Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-09-10T13:10:39Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
title Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
spellingShingle Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
Souza, Vanessa Faria de
educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses.
mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos.
title_short Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
title_full Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
title_fullStr Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
title_full_unstemmed Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
title_sort Proposta de Melhoria dos Dados de Relatórios de uma Plataforma de MOOCS Brasileira
author Souza, Vanessa Faria de
author_facet Souza, Vanessa Faria de
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Faria de
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses.
mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos.
topic educational data mining, educational data analysis, virtual learning environments, massive and open online courses.
mineração de dados educacionais, análise de dados educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, cursos online massivos e abertos.
description Most Virtual Learning Environments (VLEs) are not designed to make navigation records focused on data mining, but rather to inform teachers and students about pedagogical goals. However, the understanding that the information that can be extracted from the navigation records can be very relevant is gaining relevance, which motivates the vigorous interest in the area of educational data mining. In this sense, this article analyzes how data collected on the Moodle-based Lúmina platform, AVA, which provides Massive Open Online Courses (MOOCs) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), can be improved, allowing more information about students being extracted. As a model for this analysis, we used the Pittsburgh Science of Learning Center (PSLC) DataShop repository, which was originally designed to provide online educational resources and has been successful in applying the mining process. The goal is to propose adjustments to the UFRGS platform.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424
10.17143/rbaad.v19i1.424
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v19i1.424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/424/341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diante deste desafio - melhorar bases de dados para MDE - pesquisadores do Centro de Ciências e Aprendizagem Pittsburgh (PSLC – Pittsburgh Science of Learning Center), criaram o Datashop, um repositório de dados citado por Koedinger et al. (2010) e Baker
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v19i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170968227840