A Modernidade Desencantada, a Crise da Medicina e o Imaginário Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Manoel R. Castro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000300046
Resumo: Resumo: Constataram-se as profundas amarras do saber médico ao modelo e às normas da ciência moderna, que, ao dissociar razão/sujeito, produz uma ciência que centro seu objeto de estudo no corpo anatomopatológico, caracterizando-se, desta forma o aprimoramento da ciência médica ao paradigma da simplificação. A partir ainda das negatividades da dissociação racionalidade/subjetividade, é pensada a crise da modernidade, bem como a crise da medicina e da fonnação médica. Sugere-se a ruptura com o paradigma da simplificação como o caminho possível para a construção de um novo modelo de formação médica medicina da complexidade. Acredita-se que somente a partir de profundas mudanças através das quais se conceba a pedagogia como “escola de gestão de sujeitos”, será possível a superação de uma medicina orgânica e o surgimento de uma nova concepção em educação médica, que, por sua vez participe, dentro de suas limitações, da construção de um novo homem e uma nova humanidade.
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