Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Denise Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lira,Geison Vasconcelos, Albuquerque,Izabelle Mont’Alverne Napoleão, Linhares,Maria Socorro Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100151
Resumo: Hospitais de ensino (HE) são aqueles que desenvolvem ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, sendo necessárias, portanto, qualidade e integralidade em suas ações, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Este estudo analisa a produção científica sobre a avaliação dos hospitais de ensino. Foi realizada uma revisão sistemática,de julho a setembro de 2013, nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO, utilizando como orientador da busca o descritor “hospitais de ensino”e como critérios de inclusão: artigos que discutissem avaliação dos HEs; desenvolvidos no Brasil; disponíveis na íntegra e em português; e publicados após 2004. Assim, foram incluídos dez artigos que, por atenderem aos nossos interesses de investigação, foram lidos na íntegra e posteriormente discutidos. A revisão indicou que os estudos existentes são insuficientes para avaliar o desempenho dos HEs, sendo necessárias novas pesquisas em outras regiões do País, com abordagens metodológicas qualitativas e mistas para o desenvolvimento dessa avaliação.
id ABEM-1_2b2e9ae2c9c43bea3870d82bf9a9efe0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100151
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão SistemáticaHospitais de EnsinoAvaliaçãoBenchmarkingEducação MédicaHospitais de ensino (HE) são aqueles que desenvolvem ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, sendo necessárias, portanto, qualidade e integralidade em suas ações, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Este estudo analisa a produção científica sobre a avaliação dos hospitais de ensino. Foi realizada uma revisão sistemática,de julho a setembro de 2013, nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO, utilizando como orientador da busca o descritor “hospitais de ensino”e como critérios de inclusão: artigos que discutissem avaliação dos HEs; desenvolvidos no Brasil; disponíveis na íntegra e em português; e publicados após 2004. Assim, foram incluídos dez artigos que, por atenderem aos nossos interesses de investigação, foram lidos na íntegra e posteriormente discutidos. A revisão indicou que os estudos existentes são insuficientes para avaliar o desempenho dos HEs, sendo necessárias novas pesquisas em outras regiões do País, com abordagens metodológicas qualitativas e mistas para o desenvolvimento dessa avaliação.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100151Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e00772014info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Denise LimaLira,Geison VasconcelosAlbuquerque,Izabelle Mont’Alverne NapoleãoLinhares,Maria Socorro Carneiropor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100151Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
title Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
spellingShingle Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
Nogueira,Denise Lima
Hospitais de Ensino
Avaliação
Benchmarking
Educação Médica
title_short Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
title_full Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
title_fullStr Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
title_sort Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática
author Nogueira,Denise Lima
author_facet Nogueira,Denise Lima
Lira,Geison Vasconcelos
Albuquerque,Izabelle Mont’Alverne Napoleão
Linhares,Maria Socorro Carneiro
author_role author
author2 Lira,Geison Vasconcelos
Albuquerque,Izabelle Mont’Alverne Napoleão
Linhares,Maria Socorro Carneiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Denise Lima
Lira,Geison Vasconcelos
Albuquerque,Izabelle Mont’Alverne Napoleão
Linhares,Maria Socorro Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais de Ensino
Avaliação
Benchmarking
Educação Médica
topic Hospitais de Ensino
Avaliação
Benchmarking
Educação Médica
description Hospitais de ensino (HE) são aqueles que desenvolvem ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, sendo necessárias, portanto, qualidade e integralidade em suas ações, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Este estudo analisa a produção científica sobre a avaliação dos hospitais de ensino. Foi realizada uma revisão sistemática,de julho a setembro de 2013, nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO, utilizando como orientador da busca o descritor “hospitais de ensino”e como critérios de inclusão: artigos que discutissem avaliação dos HEs; desenvolvidos no Brasil; disponíveis na íntegra e em português; e publicados após 2004. Assim, foram incluídos dez artigos que, por atenderem aos nossos interesses de investigação, foram lidos na íntegra e posteriormente discutidos. A revisão indicou que os estudos existentes são insuficientes para avaliar o desempenho dos HEs, sendo necessárias novas pesquisas em outras regiões do País, com abordagens metodológicas qualitativas e mistas para o desenvolvimento dessa avaliação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100151
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e00772014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006016274432