A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Floss,Mayara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Porto,Bruna de Lima, Dall'Agnol,Arthur Ferronato, Costa,Marilice Magroski Gomes da, Susin,Lulie Rosane Odeh
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300020
Resumo: As transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de "formar um profissional diferente", com o intuito de horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo.
id ABEM-1_32d8d4e48268dfebf872effe26b42ed9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000300020
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiênciaHumanização da AssistênciaPesquisa QualitativaEducação MédicaAs transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de "formar um profissional diferente", com o intuito de horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300020Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300020info:eu-repo/semantics/openAccessFloss,MayaraPorto,Bruna de LimaDall'Agnol,Arthur FerronatoCosta,Marilice Magroski Gomes daSusin,Lulie Rosane Odehpor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
title A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
spellingShingle A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
Floss,Mayara
Humanização da Assistência
Pesquisa Qualitativa
Educação Médica
title_short A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
title_full A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
title_fullStr A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
title_full_unstemmed A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
title_sort A humanização através do programa Recrutas da Alegria da FURG: um relato de experiência
author Floss,Mayara
author_facet Floss,Mayara
Porto,Bruna de Lima
Dall'Agnol,Arthur Ferronato
Costa,Marilice Magroski Gomes da
Susin,Lulie Rosane Odeh
author_role author
author2 Porto,Bruna de Lima
Dall'Agnol,Arthur Ferronato
Costa,Marilice Magroski Gomes da
Susin,Lulie Rosane Odeh
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Floss,Mayara
Porto,Bruna de Lima
Dall'Agnol,Arthur Ferronato
Costa,Marilice Magroski Gomes da
Susin,Lulie Rosane Odeh
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização da Assistência
Pesquisa Qualitativa
Educação Médica
topic Humanização da Assistência
Pesquisa Qualitativa
Educação Médica
description As transformações nas condições sociais de trabalho surgidas nas últimas décadas restringiram a disponibilidade do contato profissional-paciente, levando a uma fragmentação e desumanização do cuidado à saúde. Dessa necessidade surgiu o programa Recrutas da Alegria (RA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com a ideia de "formar um profissional diferente", com o intuito de horizontalizar as relações com a equipe hospitalar e a abordagem dos pacientes. O RA é promovido pelos cursos da área de saúde da Furg e é uma ação de extensão. As atividades são desenvolvidas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU). Esta experiência demonstrou que a humanização não é um fato isolado, não acontece em apenas um ambiente, mas constitui comportamentos e atitudes que se refletem na atuação dos acadêmicos. O programa permite aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante do curso de Medicina, bem como valorizar as histórias que vão além da história clínica, compreendendo o paciente como um todo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005637738496