Projeto imagem da semana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütze,Manuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues,Carlos Jorge Simal, Dumont,Sandra Monetti, Parisotto,Viviane Santuari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500018
Resumo: O ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática, o que é de particular importância no ensino da área de diagnóstico por imagem. A metodologia do ensino baseado em problemas, associada ao ensino a distância, permite alcançar um público amplo e estimular o raciocínio clínico, o espírito crítico e o autodidatismo, características essenciais ao profissional médico. Nesse âmbito, surgiu o projeto "Imagem da Semana", que consiste em uma página no site da Faculdade de Medicina aberta ao público, na qual semanalmente é publicado um novo caso clínico, associado a uma imagem e a uma pergunta objetiva. O visitante é encorajado a responder à pergunta corretamente para ter acesso à discussão do caso e aprender mais sobre o diagnóstico e os diagnósticos diferenciais da doença abordada. O projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica, servindo também para a educação continuada de médicos generalistas e especialistas, além de divulgar o conhecimento produzido na universidade. Acreditamos que a democratização do conhecimento é um passo importante rumo à melhoria do ensino médico.
id ABEM-1_6ac9f0e762c954304b15cea7d06aada9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000500018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Projeto imagem da semanaEnsinoMateriais de EnsinoAprendizagem Baseada em ProblemasDiagnóstico por ImagemComunicação e Divulgação CientíficaEducação MédicaO ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática, o que é de particular importância no ensino da área de diagnóstico por imagem. A metodologia do ensino baseado em problemas, associada ao ensino a distância, permite alcançar um público amplo e estimular o raciocínio clínico, o espírito crítico e o autodidatismo, características essenciais ao profissional médico. Nesse âmbito, surgiu o projeto "Imagem da Semana", que consiste em uma página no site da Faculdade de Medicina aberta ao público, na qual semanalmente é publicado um novo caso clínico, associado a uma imagem e a uma pergunta objetiva. O visitante é encorajado a responder à pergunta corretamente para ter acesso à discussão do caso e aprender mais sobre o diagnóstico e os diagnósticos diferenciais da doença abordada. O projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica, servindo também para a educação continuada de médicos generalistas e especialistas, além de divulgar o conhecimento produzido na universidade. Acreditamos que a democratização do conhecimento é um passo importante rumo à melhoria do ensino médico.Associação Brasileira de Educação Médica2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500018Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000500018info:eu-repo/semantics/openAccessSchütze,ManuelRodrigues,Carlos Jorge SimalDumont,Sandra MonettiParisotto,Viviane Santuaripor2015-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000500018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-07-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto imagem da semana
title Projeto imagem da semana
spellingShingle Projeto imagem da semana
Schütze,Manuel
Ensino
Materiais de Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Diagnóstico por Imagem
Comunicação e Divulgação Científica
Educação Médica
title_short Projeto imagem da semana
title_full Projeto imagem da semana
title_fullStr Projeto imagem da semana
title_full_unstemmed Projeto imagem da semana
title_sort Projeto imagem da semana
author Schütze,Manuel
author_facet Schütze,Manuel
Rodrigues,Carlos Jorge Simal
Dumont,Sandra Monetti
Parisotto,Viviane Santuari
author_role author
author2 Rodrigues,Carlos Jorge Simal
Dumont,Sandra Monetti
Parisotto,Viviane Santuari
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütze,Manuel
Rodrigues,Carlos Jorge Simal
Dumont,Sandra Monetti
Parisotto,Viviane Santuari
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Materiais de Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Diagnóstico por Imagem
Comunicação e Divulgação Científica
Educação Médica
topic Ensino
Materiais de Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Diagnóstico por Imagem
Comunicação e Divulgação Científica
Educação Médica
description O ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática, o que é de particular importância no ensino da área de diagnóstico por imagem. A metodologia do ensino baseado em problemas, associada ao ensino a distância, permite alcançar um público amplo e estimular o raciocínio clínico, o espírito crítico e o autodidatismo, características essenciais ao profissional médico. Nesse âmbito, surgiu o projeto "Imagem da Semana", que consiste em uma página no site da Faculdade de Medicina aberta ao público, na qual semanalmente é publicado um novo caso clínico, associado a uma imagem e a uma pergunta objetiva. O visitante é encorajado a responder à pergunta corretamente para ter acesso à discussão do caso e aprender mais sobre o diagnóstico e os diagnósticos diferenciais da doença abordada. O projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica, servindo também para a educação continuada de médicos generalistas e especialistas, além de divulgar o conhecimento produzido na universidade. Acreditamos que a democratização do conhecimento é um passo importante rumo à melhoria do ensino médico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000500018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005282271232