Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior,Geraldo Bezerra da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Duarte,Renata de Paula, Menezes,Aluízio Rocha, Morais,Angélica Pessoa, Alves,Alexssandra Maia, Daher,Elizabeth De Francesco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013
Resumo: Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.
id ABEM-1_99023be6e20cacf2395ce83d75c41e5f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000300013
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra auscultaEducação MédicaSemiologiaClínica MédicaConsiderando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior,Geraldo Bezerra daDuarte,Renata de PaulaMenezes,Aluízio RochaMorais,Angélica PessoaAlves,Alexssandra MaiaDaher,Elizabeth De Francescopor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
title Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
spellingShingle Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
Silva Junior,Geraldo Bezerra da
Educação Médica
Semiologia
Clínica Médica
title_short Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
title_full Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
title_fullStr Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
title_full_unstemmed Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
title_sort Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
author Silva Junior,Geraldo Bezerra da
author_facet Silva Junior,Geraldo Bezerra da
Duarte,Renata de Paula
Menezes,Aluízio Rocha
Morais,Angélica Pessoa
Alves,Alexssandra Maia
Daher,Elizabeth De Francesco
author_role author
author2 Duarte,Renata de Paula
Menezes,Aluízio Rocha
Morais,Angélica Pessoa
Alves,Alexssandra Maia
Daher,Elizabeth De Francesco
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior,Geraldo Bezerra da
Duarte,Renata de Paula
Menezes,Aluízio Rocha
Morais,Angélica Pessoa
Alves,Alexssandra Maia
Daher,Elizabeth De Francesco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Semiologia
Clínica Médica
topic Educação Médica
Semiologia
Clínica Médica
description Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005736304640