Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013 |
Resumo: | Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos. |
id |
ABEM-1_99023be6e20cacf2395ce83d75c41e5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000300013 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra auscultaEducação MédicaSemiologiaClínica MédicaConsiderando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior,Geraldo Bezerra daDuarte,Renata de PaulaMenezes,Aluízio RochaMorais,Angélica PessoaAlves,Alexssandra MaiaDaher,Elizabeth De Francescopor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
title |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
spellingShingle |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta Silva Junior,Geraldo Bezerra da Educação Médica Semiologia Clínica Médica |
title_short |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
title_full |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
title_fullStr |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
title_full_unstemmed |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
title_sort |
Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta |
author |
Silva Junior,Geraldo Bezerra da |
author_facet |
Silva Junior,Geraldo Bezerra da Duarte,Renata de Paula Menezes,Aluízio Rocha Morais,Angélica Pessoa Alves,Alexssandra Maia Daher,Elizabeth De Francesco |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,Renata de Paula Menezes,Aluízio Rocha Morais,Angélica Pessoa Alves,Alexssandra Maia Daher,Elizabeth De Francesco |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior,Geraldo Bezerra da Duarte,Renata de Paula Menezes,Aluízio Rocha Morais,Angélica Pessoa Alves,Alexssandra Maia Daher,Elizabeth De Francesco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Semiologia Clínica Médica |
topic |
Educação Médica Semiologia Clínica Médica |
description |
Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005736304640 |