Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,João Miguel de Almeida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Canedo,Rafael Vieira, Abrantes,Thomas Alves de Souza, Santos,Rafael Teixeira dos, Souza,Renata Almeida, Utagawa,Claudia Yamada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400017
Resumo: O conhecimento sobre temas de Genética e Biologia Molecular, nos últimos anos, vem crescendo de maneira exponencial, demandando constante atualização, principalmente se considerarmos que, ao final do período de graduação, muito desse conhecimento está desatualizado. O Quiz de Genética e Biologia Molecular (GBM) foi proposto como nova ferramenta de ensino para complementar a abordagem dessa temática no ensino de ciências da saúde. Elaborado por alunos dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação do UniFOA orientados pelos professores, o Quiz foi aplicado e avaliado por 159 alunos do terceiro período de Medicina. Os resultados mostraram excelente aceitação pelos alunos submetidos à ferramenta, apontando principalmente um aumento de interesse nos temas abordados e a possibilidade de reconhecimento das deficiências específicas de subtemas de cada aluno, facilitando correções no processo de aprendizagem. O Quiz surge como um novo instrumento didático que será atualizado e direcionado para as deficiências encontradas pelos alunos e ofertado de maneira presencial ou a distância
id ABEM-1_b876628b8e41dc3ed1e79dfe99f281c9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000400017
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecularEducação MédicaMateriais de EnsinoInformática MédicaO conhecimento sobre temas de Genética e Biologia Molecular, nos últimos anos, vem crescendo de maneira exponencial, demandando constante atualização, principalmente se considerarmos que, ao final do período de graduação, muito desse conhecimento está desatualizado. O Quiz de Genética e Biologia Molecular (GBM) foi proposto como nova ferramenta de ensino para complementar a abordagem dessa temática no ensino de ciências da saúde. Elaborado por alunos dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação do UniFOA orientados pelos professores, o Quiz foi aplicado e avaliado por 159 alunos do terceiro período de Medicina. Os resultados mostraram excelente aceitação pelos alunos submetidos à ferramenta, apontando principalmente um aumento de interesse nos temas abordados e a possibilidade de reconhecimento das deficiências específicas de subtemas de cada aluno, facilitando correções no processo de aprendizagem. O Quiz surge como um novo instrumento didático que será atualizado e direcionado para as deficiências encontradas pelos alunos e ofertado de maneira presencial ou a distânciaAssociação Brasileira de Educação Médica2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400017Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000400017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,João Miguel de AlmeidaCanedo,Rafael VieiraAbrantes,Thomas Alves de SouzaSantos,Rafael Teixeira dosSouza,Renata AlmeidaUtagawa,Claudia Yamadapor2011-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000400017Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-02-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
title Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
spellingShingle Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
Silva,João Miguel de Almeida
Educação Médica
Materiais de Ensino
Informática Médica
title_short Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
title_full Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
title_fullStr Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
title_full_unstemmed Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
title_sort Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular
author Silva,João Miguel de Almeida
author_facet Silva,João Miguel de Almeida
Canedo,Rafael Vieira
Abrantes,Thomas Alves de Souza
Santos,Rafael Teixeira dos
Souza,Renata Almeida
Utagawa,Claudia Yamada
author_role author
author2 Canedo,Rafael Vieira
Abrantes,Thomas Alves de Souza
Santos,Rafael Teixeira dos
Souza,Renata Almeida
Utagawa,Claudia Yamada
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,João Miguel de Almeida
Canedo,Rafael Vieira
Abrantes,Thomas Alves de Souza
Santos,Rafael Teixeira dos
Souza,Renata Almeida
Utagawa,Claudia Yamada
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Materiais de Ensino
Informática Médica
topic Educação Médica
Materiais de Ensino
Informática Médica
description O conhecimento sobre temas de Genética e Biologia Molecular, nos últimos anos, vem crescendo de maneira exponencial, demandando constante atualização, principalmente se considerarmos que, ao final do período de graduação, muito desse conhecimento está desatualizado. O Quiz de Genética e Biologia Molecular (GBM) foi proposto como nova ferramenta de ensino para complementar a abordagem dessa temática no ensino de ciências da saúde. Elaborado por alunos dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação do UniFOA orientados pelos professores, o Quiz foi aplicado e avaliado por 159 alunos do terceiro período de Medicina. Os resultados mostraram excelente aceitação pelos alunos submetidos à ferramenta, apontando principalmente um aumento de interesse nos temas abordados e a possibilidade de reconhecimento das deficiências específicas de subtemas de cada aluno, facilitando correções no processo de aprendizagem. O Quiz surge como um novo instrumento didático que será atualizado e direcionado para as deficiências encontradas pelos alunos e ofertado de maneira presencial ou a distância
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004566093824