Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Jéssica de Alcântara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha,Luanna dos Santos, Anjos,Danielly Santos dos, Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira, Rozendo,Célia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005
Resumo: O presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem.
id ABEM-1_ea64f0d5cad3a7465f1740ecea932a0c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000300005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagemEducação em EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemEducação SuperiorO presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300005info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Jéssica de AlcântaraRocha,Luanna dos SantosAnjos,Danielly Santos dosCavalcante,Leila Pacheco FerreiraRozendo,Célia Alvespor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
title Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
spellingShingle Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
Rodrigues,Jéssica de Alcântara
Educação em Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Educação Superior
title_short Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
title_full Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
title_fullStr Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
title_full_unstemmed Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
title_sort Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
author Rodrigues,Jéssica de Alcântara
author_facet Rodrigues,Jéssica de Alcântara
Rocha,Luanna dos Santos
Anjos,Danielly Santos dos
Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira
Rozendo,Célia Alves
author_role author
author2 Rocha,Luanna dos Santos
Anjos,Danielly Santos dos
Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira
Rozendo,Célia Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Jéssica de Alcântara
Rocha,Luanna dos Santos
Anjos,Danielly Santos dos
Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira
Rozendo,Célia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Educação Superior
topic Educação em Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Educação Superior
description O presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005375594496