O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia-Jr,Carlos Alberto Severo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pasquini,Gabriela de Castro, Marx,Letícia Oliveira, Silva,Luiz André Prange da, Almeida,Mateus Henrique Ribeiro de, Selau,Bruna Gonçalves, Ceccon,Roger Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000400204
Resumo: Resumo: Introdução: A educação médica no contexto da pandemia da Covid-19 enfrentou dificuldades e mudanças no processo de ensino-aprendizado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os desafios do ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade federal do Sul do país. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, em que os participantes foram 46 estudantes de dois cursos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, dos campi de Florianópolis e Araranguá, durante o ano de 2021. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o grupo focal on-line, totalizando sete encontros. Investigaram-se os dados coletados por meio da análise de conteúdo temática. Resultado: Observou-se prejuízo nas relações entre estudantes de Medicina e comunidade, principalmente em razão da restrita inserção de conhecimentos sobre a pandemia nos currículos formais dos cursos, da diminuição do convívio com pacientes, da dissolução do elemento teórico-prático no ensino remoto pela ausência de atividades práticas e do engessamento do currículo formal. Durante a formação acadêmica, houve sofrimento psicológico dos estudantes decorrente do distanciamento social e da exaustiva carga horária teórica. Conclusão: A construção do conhecimento médico e a oferta de cuidados coerentes às necessidades da população foram afetadas pela Covid-19. Tornam-se indispensáveis o reconhecimento de tal descompasso e a necessidade da constituição de estratégias para solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades encontradas pelos estudantes, com base em seus aprendizados, na resposta aos anseios da população e na necessidade de adaptações na educação médica diante da pandemia da Covid-19 para o processo de formação médica.
id ABEM-1_f98ad3179ef1f7ac8a6659430b831569
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000400204
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19Educação MédicaEstudantes de MedicinaCovid-19CurrículoResumo: Introdução: A educação médica no contexto da pandemia da Covid-19 enfrentou dificuldades e mudanças no processo de ensino-aprendizado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os desafios do ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade federal do Sul do país. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, em que os participantes foram 46 estudantes de dois cursos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, dos campi de Florianópolis e Araranguá, durante o ano de 2021. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o grupo focal on-line, totalizando sete encontros. Investigaram-se os dados coletados por meio da análise de conteúdo temática. Resultado: Observou-se prejuízo nas relações entre estudantes de Medicina e comunidade, principalmente em razão da restrita inserção de conhecimentos sobre a pandemia nos currículos formais dos cursos, da diminuição do convívio com pacientes, da dissolução do elemento teórico-prático no ensino remoto pela ausência de atividades práticas e do engessamento do currículo formal. Durante a formação acadêmica, houve sofrimento psicológico dos estudantes decorrente do distanciamento social e da exaustiva carga horária teórica. Conclusão: A construção do conhecimento médico e a oferta de cuidados coerentes às necessidades da população foram afetadas pela Covid-19. Tornam-se indispensáveis o reconhecimento de tal descompasso e a necessidade da constituição de estratégias para solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades encontradas pelos estudantes, com base em seus aprendizados, na resposta aos anseios da população e na necessidade de adaptações na educação médica diante da pandemia da Covid-19 para o processo de formação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000400204Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.4 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.4-20210491info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia-Jr,Carlos Alberto SeveroPasquini,Gabriela de CastroMarx,Letícia OliveiraSilva,Luiz André Prange daAlmeida,Mateus Henrique Ribeiro deSelau,Bruna GonçalvesCeccon,Roger Florespor2022-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000400204Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-11-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
title O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
Garcia-Jr,Carlos Alberto Severo
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Covid-19
Currículo
title_short O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
title_full O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
title_sort O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19
author Garcia-Jr,Carlos Alberto Severo
author_facet Garcia-Jr,Carlos Alberto Severo
Pasquini,Gabriela de Castro
Marx,Letícia Oliveira
Silva,Luiz André Prange da
Almeida,Mateus Henrique Ribeiro de
Selau,Bruna Gonçalves
Ceccon,Roger Flores
author_role author
author2 Pasquini,Gabriela de Castro
Marx,Letícia Oliveira
Silva,Luiz André Prange da
Almeida,Mateus Henrique Ribeiro de
Selau,Bruna Gonçalves
Ceccon,Roger Flores
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia-Jr,Carlos Alberto Severo
Pasquini,Gabriela de Castro
Marx,Letícia Oliveira
Silva,Luiz André Prange da
Almeida,Mateus Henrique Ribeiro de
Selau,Bruna Gonçalves
Ceccon,Roger Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Estudantes de Medicina
Covid-19
Currículo
topic Educação Médica
Estudantes de Medicina
Covid-19
Currículo
description Resumo: Introdução: A educação médica no contexto da pandemia da Covid-19 enfrentou dificuldades e mudanças no processo de ensino-aprendizado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os desafios do ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade federal do Sul do país. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, em que os participantes foram 46 estudantes de dois cursos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, dos campi de Florianópolis e Araranguá, durante o ano de 2021. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o grupo focal on-line, totalizando sete encontros. Investigaram-se os dados coletados por meio da análise de conteúdo temática. Resultado: Observou-se prejuízo nas relações entre estudantes de Medicina e comunidade, principalmente em razão da restrita inserção de conhecimentos sobre a pandemia nos currículos formais dos cursos, da diminuição do convívio com pacientes, da dissolução do elemento teórico-prático no ensino remoto pela ausência de atividades práticas e do engessamento do currículo formal. Durante a formação acadêmica, houve sofrimento psicológico dos estudantes decorrente do distanciamento social e da exaustiva carga horária teórica. Conclusão: A construção do conhecimento médico e a oferta de cuidados coerentes às necessidades da população foram afetadas pela Covid-19. Tornam-se indispensáveis o reconhecimento de tal descompasso e a necessidade da constituição de estratégias para solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades encontradas pelos estudantes, com base em seus aprendizados, na resposta aos anseios da população e na necessidade de adaptações na educação médica diante da pandemia da Covid-19 para o processo de formação médica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000400204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000400204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.4-20210491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.4 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009432535040