O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Maria Denise Fernandes Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho,Mayara Rocha, Bachur,Tatiana Paschoalette Rodrigues, Bezerra,João Ernesto Moura Sobreira, Almeida,Maria Irismar de, Branco,Layza Mendes Castelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400211
Resumo: Resumo: Introdução: Diante da pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2, diversos profissionais da saúde depararam-se com novos desafios. Estudantes internos de Medicina também se encontram imersos nesse cenário e foram afetados no desempenho de seus papéis. Consiste este trabalho na observação dos aspectos físicos e psíquicos dos estudantes de Medicina que estão no período do internato nessa conjuntura. Objetivo: Desse modo, objetivou-se identificar os aprendizados e os impactos emocionais que os internos estão vivenciando no início de suas inserções no Sistema Único de Saúde diante da pandemia. Método: Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa das narrativas de 37 internos de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (23 do sexo masculino e 14 do sexo feminino), com média de idade de 25,5 anos, que responderam a um questionário eletrônico que lhes fora enviado como estratégia para auxiliar a coordenação do curso a organizar o internato no contexto pandêmico. Resultado: A relação dos internos com preceptores de Medicina foi destacada como causadora de sofrimento psíquico e carente de aprendizado antes e durante a pandemia. Observou-se a presença constante de sentimentos ambivalentes. Muitos dos internos de Medicina desejavam ajudar reconhecendo a importância de sua contribuição neste momento complexo da saúde no país. Todavia, alguns se sentiam inseguros com a situação crítica decorrente da pandemia, com receios acerca da segurança pessoal e familiar dos internos. Uma das razões pontuada foi a escassez de equipamentos de proteção individual (EPI). Conclusão: Vários internos ressaltaram o interesse em continuar o internato, e, por isso, é fundamental que os EPI estejam disponíveis para uso dos alunos. Diante do contexto de pandemia ou não, é imprescindível que o relacionamento entre preceptores e internos seja mais pedagógico e proporcione aprendizado aos estudantes. A apresentação desta experiência pode servir como recurso para a compreensão de cenários semelhantes, auxiliando a iluminar as relações do internato de Medicina que precisam passar por melhorias contínuas, quer em tempos de pandemia ou não, para favorecer a busca contínua por uma formação acadêmica de qualidade.
id ABEM-1_ff3c705ba1f2ef48a06dd7b5dd6e033c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000400211
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionaisEducação MédicaInternato e ResidênciaPandemiasInfecções por CoronavírusEmoçõesResumo: Introdução: Diante da pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2, diversos profissionais da saúde depararam-se com novos desafios. Estudantes internos de Medicina também se encontram imersos nesse cenário e foram afetados no desempenho de seus papéis. Consiste este trabalho na observação dos aspectos físicos e psíquicos dos estudantes de Medicina que estão no período do internato nessa conjuntura. Objetivo: Desse modo, objetivou-se identificar os aprendizados e os impactos emocionais que os internos estão vivenciando no início de suas inserções no Sistema Único de Saúde diante da pandemia. Método: Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa das narrativas de 37 internos de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (23 do sexo masculino e 14 do sexo feminino), com média de idade de 25,5 anos, que responderam a um questionário eletrônico que lhes fora enviado como estratégia para auxiliar a coordenação do curso a organizar o internato no contexto pandêmico. Resultado: A relação dos internos com preceptores de Medicina foi destacada como causadora de sofrimento psíquico e carente de aprendizado antes e durante a pandemia. Observou-se a presença constante de sentimentos ambivalentes. Muitos dos internos de Medicina desejavam ajudar reconhecendo a importância de sua contribuição neste momento complexo da saúde no país. Todavia, alguns se sentiam inseguros com a situação crítica decorrente da pandemia, com receios acerca da segurança pessoal e familiar dos internos. Uma das razões pontuada foi a escassez de equipamentos de proteção individual (EPI). Conclusão: Vários internos ressaltaram o interesse em continuar o internato, e, por isso, é fundamental que os EPI estejam disponíveis para uso dos alunos. Diante do contexto de pandemia ou não, é imprescindível que o relacionamento entre preceptores e internos seja mais pedagógico e proporcione aprendizado aos estudantes. A apresentação desta experiência pode servir como recurso para a compreensão de cenários semelhantes, auxiliando a iluminar as relações do internato de Medicina que precisam passar por melhorias contínuas, quer em tempos de pandemia ou não, para favorecer a busca contínua por uma formação acadêmica de qualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400211Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.4-20200218info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Maria Denise Fernandes Carvalho deCoelho,Mayara RochaBachur,Tatiana Paschoalette RodriguesBezerra,João Ernesto Moura SobreiraAlmeida,Maria Irismar deBranco,Layza Mendes Castelopor2021-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000400211Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-10-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
title O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
spellingShingle O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
Andrade,Maria Denise Fernandes Carvalho de
Educação Médica
Internato e Residência
Pandemias
Infecções por Coronavírus
Emoções
title_short O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
title_full O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
title_fullStr O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
title_full_unstemmed O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
title_sort O ensino da prática médica no internato em tempo de pandemia: aprendizados e impactos emocionais
author Andrade,Maria Denise Fernandes Carvalho de
author_facet Andrade,Maria Denise Fernandes Carvalho de
Coelho,Mayara Rocha
Bachur,Tatiana Paschoalette Rodrigues
Bezerra,João Ernesto Moura Sobreira
Almeida,Maria Irismar de
Branco,Layza Mendes Castelo
author_role author
author2 Coelho,Mayara Rocha
Bachur,Tatiana Paschoalette Rodrigues
Bezerra,João Ernesto Moura Sobreira
Almeida,Maria Irismar de
Branco,Layza Mendes Castelo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Maria Denise Fernandes Carvalho de
Coelho,Mayara Rocha
Bachur,Tatiana Paschoalette Rodrigues
Bezerra,João Ernesto Moura Sobreira
Almeida,Maria Irismar de
Branco,Layza Mendes Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Internato e Residência
Pandemias
Infecções por Coronavírus
Emoções
topic Educação Médica
Internato e Residência
Pandemias
Infecções por Coronavírus
Emoções
description Resumo: Introdução: Diante da pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2, diversos profissionais da saúde depararam-se com novos desafios. Estudantes internos de Medicina também se encontram imersos nesse cenário e foram afetados no desempenho de seus papéis. Consiste este trabalho na observação dos aspectos físicos e psíquicos dos estudantes de Medicina que estão no período do internato nessa conjuntura. Objetivo: Desse modo, objetivou-se identificar os aprendizados e os impactos emocionais que os internos estão vivenciando no início de suas inserções no Sistema Único de Saúde diante da pandemia. Método: Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa das narrativas de 37 internos de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (23 do sexo masculino e 14 do sexo feminino), com média de idade de 25,5 anos, que responderam a um questionário eletrônico que lhes fora enviado como estratégia para auxiliar a coordenação do curso a organizar o internato no contexto pandêmico. Resultado: A relação dos internos com preceptores de Medicina foi destacada como causadora de sofrimento psíquico e carente de aprendizado antes e durante a pandemia. Observou-se a presença constante de sentimentos ambivalentes. Muitos dos internos de Medicina desejavam ajudar reconhecendo a importância de sua contribuição neste momento complexo da saúde no país. Todavia, alguns se sentiam inseguros com a situação crítica decorrente da pandemia, com receios acerca da segurança pessoal e familiar dos internos. Uma das razões pontuada foi a escassez de equipamentos de proteção individual (EPI). Conclusão: Vários internos ressaltaram o interesse em continuar o internato, e, por isso, é fundamental que os EPI estejam disponíveis para uso dos alunos. Diante do contexto de pandemia ou não, é imprescindível que o relacionamento entre preceptores e internos seja mais pedagógico e proporcione aprendizado aos estudantes. A apresentação desta experiência pode servir como recurso para a compreensão de cenários semelhantes, auxiliando a iluminar as relações do internato de Medicina que precisam passar por melhorias contínuas, quer em tempos de pandemia ou não, para favorecer a busca contínua por uma formação acadêmica de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.4-20200218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.4 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008809680896