Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reibnitz,Kenya Schmidt
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Prado,Marta Lenise do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400028
Resumo: Este estudo, é uma reflexão filosófica e ressalta a importância dos espaços de liberdade na relação pedagógica como ferramenta para a formação do profissional crítico-criativo. Compreendemos o "ofício" do professor no processo de trabalho educar como possibilidade de liberdade, com criação de projetos a partir das finalidades estabelecidas no contexto de sua realidade. É de fundamental importância a valorização do espaço interseçor, como um privilegiado espaço de liberdade e autonomia, onde a relação pedagógica favorece o ensino prático-reflexivo, resgatando o potencial criativo, o potencial dos indivíduos, a autogovernabilidade.
id ABEN-1_08875fab0913b26905d0be7c8491d739
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672003000400028
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativoEste estudo, é uma reflexão filosófica e ressalta a importância dos espaços de liberdade na relação pedagógica como ferramenta para a formação do profissional crítico-criativo. Compreendemos o "ofício" do professor no processo de trabalho educar como possibilidade de liberdade, com criação de projetos a partir das finalidades estabelecidas no contexto de sua realidade. É de fundamental importância a valorização do espaço interseçor, como um privilegiado espaço de liberdade e autonomia, onde a relação pedagógica favorece o ensino prático-reflexivo, resgatando o potencial criativo, o potencial dos indivíduos, a autogovernabilidade.Associação Brasileira de Enfermagem2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400028Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000400028info:eu-repo/semantics/openAccessReibnitz,Kenya SchmidtPrado,Marta Lenise dopor2011-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000400028Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-09-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
title Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
spellingShingle Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
Reibnitz,Kenya Schmidt
title_short Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
title_full Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
title_fullStr Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
title_full_unstemmed Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
title_sort Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo
author Reibnitz,Kenya Schmidt
author_facet Reibnitz,Kenya Schmidt
Prado,Marta Lenise do
author_role author
author2 Prado,Marta Lenise do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reibnitz,Kenya Schmidt
Prado,Marta Lenise do
description Este estudo, é uma reflexão filosófica e ressalta a importância dos espaços de liberdade na relação pedagógica como ferramenta para a formação do profissional crítico-criativo. Compreendemos o "ofício" do professor no processo de trabalho educar como possibilidade de liberdade, com criação de projetos a partir das finalidades estabelecidas no contexto de sua realidade. É de fundamental importância a valorização do espaço interseçor, como um privilegiado espaço de liberdade e autonomia, onde a relação pedagógica favorece o ensino prático-reflexivo, resgatando o potencial criativo, o potencial dos indivíduos, a autogovernabilidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672003000400028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026981502976