Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Pereira,Francilene Jane Rodrigues |
Data de Publicação: |
2011 |
Outros Autores: |
Santos,Sérgio Ribeiro dos,
Silva,Cesar Cavalcanti da |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400013
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Resumo: |
Estudo exploratório descritivo, qualitativo, realizado em Instituições de Ensino Superior que ministram Curso de Enfermagem em João Pessoa-PB. Objetivou-se compreender a concepção dos gestores sobre a necessidade de mudança organizacional para se adequar à clientela com necessidades especiais. Realizou-se entrevista semiestruturada com gestores das IES e, para interpretação dos dados coletados, utilizou-se o método da análise de discurso, na vertente de Fiorin. Quatro gestores participaram do estudo. Identificou-se preocupação em atender as demandas das políticas de inclusão, inclusive na adequação de espaços físicos e na pedagogia adotada para atender os estudantes. Alguns gestores assumiram pouco preparo pessoal no atendimento à clientela com necessidades especiais, e que as instituições que representavam não dispunham de trabalho logístico eficiente e compatível com as propostas de inclusão preconizadas pela legislação vigente. Conclui-se que o processo de mudanças estruturais e pedagógicas se constrói de maneira lenta e gradual, requerendo atuação de gestores qualificados e comprometidos em executar, civil e legalmente, políticas de inclusão direcionadas a essa clientela. |