Desempenho discente de enfermagem na administração de terapêutica via intramuscular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671997000400008 |
Resumo: | Em estudo experimental desenvolvido junto a alunos matriculados no curso de graduação em enfermagem, que teve como objetivo comparar o desempenho de dois grupos de alunos, submetidos a dois métodos de ensino diferentes, avaliou-se o desempenho dos mesmos durante sua primeira experiência realizando a aplicação de injetáveis via intramuscular, em situação real, onde o aluno realizou o procedimento em um cliente que procurava a Unidade Básica de Saúde, com a apresentação de receita médica que justificasse a necessidade do medicamento. Os grupos controle (GC) e experimental (GE) continham 35 alunos cada e foram submetidos respectivamente aos métodos de ensino tradicional e módulos instrucionais, conforme procedimento metodológico descrito por Nogueira (1995). A avaliação do aluno, em campo, foi realizada por enfermeira que desconhecia o tratamento específico a que cada aluno havia sido submetido e que, através de "Check-list" do procedimento para medicamento contido em ampola e frasco-ampola, seguira os passos realizados pelo aluno, indicando seu desempenho na coluna correspondente. Os resultados indicaram que o tempo gasto pelos sujeitos dos dois grupos foi praticamente o mesmo, ou seja, em média 9,4 minutos para o GC e 9,3 minutos para o GE, quando realizaram o procedimento com ampola, e de 13,5 minutos (GC) e 12,4 minutos (GE), quando o fizeram com frasco-ampola. No geral, os alunos do Grupo Controle apresentaram, na situação real, desempenho regular (42,9%), bom (48,9%) e muito bom (8,5), enquanto que os do Grupo Experimental classificaram-se em regular (5,7%), bom (60,0%) e muito bom (34,3%). Estes resultados permitem evidenciar a importância do aluno se responsabilizar pela sua própria aprendizagem, levando-nos a utilizar novos métodos de ensino na enfermagem. |
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