Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308 |
Resumo: | O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato. |
id |
ABEPRO-2_a30395299cdf174e8cd9b82471c1ceac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/308 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicaçõesTecnologia VoIPEmpresas de TelecomunicaçãoForças CompetitivasEstratégia OrganizacionalPosicionamento EstratégicoO presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2010-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpegapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/30810.14488/1676-1901.v10i2.308Revista Produção Online; Vol. 10 No. 2 (2010)Revista Produção Online; v. 10 n. 2 (2010)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/684https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/704https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/685Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Renato de OliveiraFernandes, Renato Borges2015-11-11T17:26:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/308Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
title |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
spellingShingle |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações Moraes, Renato de Oliveira Tecnologia VoIP Empresas de Telecomunicação Forças Competitivas Estratégia Organizacional Posicionamento Estratégico |
title_short |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
title_full |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
title_fullStr |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
title_sort |
Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações |
author |
Moraes, Renato de Oliveira |
author_facet |
Moraes, Renato de Oliveira Fernandes, Renato Borges |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Renato Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Renato de Oliveira Fernandes, Renato Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia VoIP Empresas de Telecomunicação Forças Competitivas Estratégia Organizacional Posicionamento Estratégico |
topic |
Tecnologia VoIP Empresas de Telecomunicação Forças Competitivas Estratégia Organizacional Posicionamento Estratégico |
description |
O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308 10.14488/1676-1901.v10i2.308 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v10i2.308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/684 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/704 https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 10 No. 2 (2010) Revista Produção Online; v. 10 n. 2 (2010) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536947247906816 |