Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohan,Ubiratan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Branco,Robson Rosa, Soares,Carlos Alberto Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500857
Resumo: RESUMO A medição da sustentabilidade tem sido tema recorrente nas discussões sobre o meio ambiente. Este artigo trata das potencialidades e limitações de instrumentos de mensuração da sustentabilidade (IMS) por meio de revisão da literatura e pesquisa de campo com especialistas. Os resultados mostram concordância entre as opiniões dos especialistas e as encontradas na literatura no que se refere ao grau de relevância dos resultados da aplicação dos IMS para as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade e sobre a concordância ou discordância quanto às potencialidades e às limitações desses instrumentos. Para a dimensão ambiental, a pegada ecológica foi considerada a mais relevante; para a social, o barômetro da sustentabilidade foi apontado como o mais importante; e para a econômica, o Pressão, Estado, Resposta (PER) foi o mais relevante. Os resultados também mostram que todas as potencialidades pesquisadas foram consideradas importantes para os IMS. Ao viabilizarem medidas de sustentabilidade, os IMS colaboram para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conscientização da sociedade e de gestores e fornecendo subsídios para a realização de ações visando à melhoria da sustentabilidade, porém as limitações dos IMS reforçam a dificuldade de se ter uma ferramenta que reflita a natureza holística da sustentabilidade em toda a sua amplitude.
id ABES-1_dd36eaa1b31f96340592a8a848b36fa1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522018000500857
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidademensuração da sustentabilidadepegada ecológicapainel de sustentabilidadebarômetro da sustentabilidadepressão, estado, respostaRESUMO A medição da sustentabilidade tem sido tema recorrente nas discussões sobre o meio ambiente. Este artigo trata das potencialidades e limitações de instrumentos de mensuração da sustentabilidade (IMS) por meio de revisão da literatura e pesquisa de campo com especialistas. Os resultados mostram concordância entre as opiniões dos especialistas e as encontradas na literatura no que se refere ao grau de relevância dos resultados da aplicação dos IMS para as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade e sobre a concordância ou discordância quanto às potencialidades e às limitações desses instrumentos. Para a dimensão ambiental, a pegada ecológica foi considerada a mais relevante; para a social, o barômetro da sustentabilidade foi apontado como o mais importante; e para a econômica, o Pressão, Estado, Resposta (PER) foi o mais relevante. Os resultados também mostram que todas as potencialidades pesquisadas foram consideradas importantes para os IMS. Ao viabilizarem medidas de sustentabilidade, os IMS colaboram para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conscientização da sociedade e de gestores e fornecendo subsídios para a realização de ações visando à melhoria da sustentabilidade, porém as limitações dos IMS reforçam a dificuldade de se ter uma ferramenta que reflita a natureza holística da sustentabilidade em toda a sua amplitude.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500857Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.5 2018reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522018170117info:eu-repo/semantics/openAccessRohan,UbiratanBranco,Robson RosaSoares,Carlos Alberto Pereirapor2018-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522018000500857Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2018-11-23T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
title Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
spellingShingle Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
Rohan,Ubiratan
mensuração da sustentabilidade
pegada ecológica
painel de sustentabilidade
barômetro da sustentabilidade
pressão, estado, resposta
title_short Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
title_full Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
title_fullStr Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
title_full_unstemmed Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
title_sort Potencialidades e limitações dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade
author Rohan,Ubiratan
author_facet Rohan,Ubiratan
Branco,Robson Rosa
Soares,Carlos Alberto Pereira
author_role author
author2 Branco,Robson Rosa
Soares,Carlos Alberto Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohan,Ubiratan
Branco,Robson Rosa
Soares,Carlos Alberto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv mensuração da sustentabilidade
pegada ecológica
painel de sustentabilidade
barômetro da sustentabilidade
pressão, estado, resposta
topic mensuração da sustentabilidade
pegada ecológica
painel de sustentabilidade
barômetro da sustentabilidade
pressão, estado, resposta
description RESUMO A medição da sustentabilidade tem sido tema recorrente nas discussões sobre o meio ambiente. Este artigo trata das potencialidades e limitações de instrumentos de mensuração da sustentabilidade (IMS) por meio de revisão da literatura e pesquisa de campo com especialistas. Os resultados mostram concordância entre as opiniões dos especialistas e as encontradas na literatura no que se refere ao grau de relevância dos resultados da aplicação dos IMS para as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade e sobre a concordância ou discordância quanto às potencialidades e às limitações desses instrumentos. Para a dimensão ambiental, a pegada ecológica foi considerada a mais relevante; para a social, o barômetro da sustentabilidade foi apontado como o mais importante; e para a econômica, o Pressão, Estado, Resposta (PER) foi o mais relevante. Os resultados também mostram que todas as potencialidades pesquisadas foram consideradas importantes para os IMS. Ao viabilizarem medidas de sustentabilidade, os IMS colaboram para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conscientização da sociedade e de gestores e fornecendo subsídios para a realização de ações visando à melhoria da sustentabilidade, porém as limitações dos IMS reforçam a dificuldade de se ter uma ferramenta que reflita a natureza holística da sustentabilidade em toda a sua amplitude.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500857
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522018170117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.5 2018
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213195409522688