Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa,Luana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Demetrius David da, Moreira,Michel Castro, Silva,André de Jesus, Uliana,Eduardo Morgan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000500929
Resumo: RESUMO A outorga de direito de uso da água é um dos principais instrumentos de gestão para controle quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos. Para sua implantação, é necessário, entre outras ações, definir critérios e desenvolver ferramentas para análise integrada dos aspectos quantitativos e qualitativos da água. Dessa forma, o objetivo do estudo foi desenvolver um sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes aplicado à bacia hidrográfica do rio Piracicaba (MG). Inicialmente, foram realizados o levantamento e a preparação da base de dados geográfica, hidrológica e administrativa. O sistema foi desenvolvido utilizando tecnologias open source, sendo estruturado em três camadas: de dados, de negócios e de apresentação. De acordo com os resultados, constatou-se que os trechos mais críticos quanto à vazão passível de outorga localizam-se na foz e na cabeceira do rio Piracicaba. A análise dos dados permitiu concluir que o sistema determina, de forma consistente, a disponibilidade hídrica outorgável ao longo da hidrografia e as vazões de diluição e indisponível pelos lançamentos, além de identificar trechos dos cursos d’água com disponibilidade hídrica crítica, fornecendo subsídios para análises das outorgas quali-quantitativas dos recursos hídricos na bacia.
id ABES-1_e08d813071d4d7db6dfd699f3c5a9426
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522019000500929
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)gestão de recursos hídricosdisponibilidade hídricavazões mínimasRESUMO A outorga de direito de uso da água é um dos principais instrumentos de gestão para controle quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos. Para sua implantação, é necessário, entre outras ações, definir critérios e desenvolver ferramentas para análise integrada dos aspectos quantitativos e qualitativos da água. Dessa forma, o objetivo do estudo foi desenvolver um sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes aplicado à bacia hidrográfica do rio Piracicaba (MG). Inicialmente, foram realizados o levantamento e a preparação da base de dados geográfica, hidrológica e administrativa. O sistema foi desenvolvido utilizando tecnologias open source, sendo estruturado em três camadas: de dados, de negócios e de apresentação. De acordo com os resultados, constatou-se que os trechos mais críticos quanto à vazão passível de outorga localizam-se na foz e na cabeceira do rio Piracicaba. A análise dos dados permitiu concluir que o sistema determina, de forma consistente, a disponibilidade hídrica outorgável ao longo da hidrografia e as vazões de diluição e indisponível pelos lançamentos, além de identificar trechos dos cursos d’água com disponibilidade hídrica crítica, fornecendo subsídios para análises das outorgas quali-quantitativas dos recursos hídricos na bacia.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000500929Engenharia Sanitaria e Ambiental v.24 n.5 2019reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522019183919info:eu-repo/semantics/openAccessLisboa,LuanaSilva,Demetrius David daMoreira,Michel CastroSilva,André de JesusUliana,Eduardo Morganpor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522019000500929Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2019-11-22T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
title Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
spellingShingle Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
Lisboa,Luana
gestão de recursos hídricos
disponibilidade hídrica
vazões mínimas
title_short Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
title_full Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
title_fullStr Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
title_full_unstemmed Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
title_sort Sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes na bacia do rio Piracicaba (MG)
author Lisboa,Luana
author_facet Lisboa,Luana
Silva,Demetrius David da
Moreira,Michel Castro
Silva,André de Jesus
Uliana,Eduardo Morgan
author_role author
author2 Silva,Demetrius David da
Moreira,Michel Castro
Silva,André de Jesus
Uliana,Eduardo Morgan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa,Luana
Silva,Demetrius David da
Moreira,Michel Castro
Silva,André de Jesus
Uliana,Eduardo Morgan
dc.subject.por.fl_str_mv gestão de recursos hídricos
disponibilidade hídrica
vazões mínimas
topic gestão de recursos hídricos
disponibilidade hídrica
vazões mínimas
description RESUMO A outorga de direito de uso da água é um dos principais instrumentos de gestão para controle quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos. Para sua implantação, é necessário, entre outras ações, definir critérios e desenvolver ferramentas para análise integrada dos aspectos quantitativos e qualitativos da água. Dessa forma, o objetivo do estudo foi desenvolver um sistema para análise das outorgas de captação de água e diluição de efluentes aplicado à bacia hidrográfica do rio Piracicaba (MG). Inicialmente, foram realizados o levantamento e a preparação da base de dados geográfica, hidrológica e administrativa. O sistema foi desenvolvido utilizando tecnologias open source, sendo estruturado em três camadas: de dados, de negócios e de apresentação. De acordo com os resultados, constatou-se que os trechos mais críticos quanto à vazão passível de outorga localizam-se na foz e na cabeceira do rio Piracicaba. A análise dos dados permitiu concluir que o sistema determina, de forma consistente, a disponibilidade hídrica outorgável ao longo da hidrografia e as vazões de diluição e indisponível pelos lançamentos, além de identificar trechos dos cursos d’água com disponibilidade hídrica crítica, fornecendo subsídios para análises das outorgas quali-quantitativas dos recursos hídricos na bacia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000500929
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000500929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522019183919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.24 n.5 2019
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213195837341696