Mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações em áreas marginais a rodovias na Região Metropolitana de São Paulo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia Sanitaria e Ambiental |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522016000400765 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo principal deste trabalho foi realizar o mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e a inundações em áreas marginais a uma importante rodovia do Estado de São Paulo. Sendo assim, um segundo objetivo do trabalho foi apresentar medidas geotécnicas de contenção aos processos mapeados. Para isso, as áreas de risco foram mapeadas a partir de visitas de campo e classificadas em quatro graus de risco (R1: baixo; R2: médio; R3: alto ou; R4: muito alto) utilizando fichas de cadastro que contemplam condicionantes naturais, antrópicos e evidências de instabilidade. Foram identificados oito setores de risco a escorregamentos (cinco com risco R2; dois com risco R3 e um com risco R4) e um setor de risco a inundação (R3). Este trabalho poderá contribuir no melhor monitoramento de impactos ambientais resultantes da construção de rodovias, sobretudo, resultantes do aparecimento de ocupações irregulares em áreas impróprias para a ocupação. |
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Mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações em áreas marginais a rodovias na Região Metropolitana de São PauloRodoanel Metropolitanoimpacto ambiental de rodoviasavaliação do riscoescorregamentosinundaçõesRESUMO: O objetivo principal deste trabalho foi realizar o mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e a inundações em áreas marginais a uma importante rodovia do Estado de São Paulo. Sendo assim, um segundo objetivo do trabalho foi apresentar medidas geotécnicas de contenção aos processos mapeados. Para isso, as áreas de risco foram mapeadas a partir de visitas de campo e classificadas em quatro graus de risco (R1: baixo; R2: médio; R3: alto ou; R4: muito alto) utilizando fichas de cadastro que contemplam condicionantes naturais, antrópicos e evidências de instabilidade. Foram identificados oito setores de risco a escorregamentos (cinco com risco R2; dois com risco R3 e um com risco R4) e um setor de risco a inundação (R3). Este trabalho poderá contribuir no melhor monitoramento de impactos ambientais resultantes da construção de rodovias, sobretudo, resultantes do aparecimento de ocupações irregulares em áreas impróprias para a ocupação.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522016000400765Engenharia Sanitaria e Ambiental v.21 n.4 2016reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522016152649info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Flávio de SouzaListo,Fabrizio de Luiz Rositopor2016-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522016000400765Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2016-12-05T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
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