EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Regina Maria A.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Takayanagui, Angela Maria Magosso, Nery, Adriana A., Barbosa, Ana Lucia M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483
Resumo: Os problemas ambientais atuais se caracterizam por sua magnitude, complexidade e diversidade,diretamente relacionados a fatores de ordem política, social, econômica e de saúde, envolvendodireta ou indiretamente a comunidade, que nem sempre é comunicada ou consultada sobrequestões que podem levar a um risco ambiental e de saúde. Além disso, há uma grande lacuna emrelação ao compromisso do setor produtivo e do regulador da poluição ambiental, nos aspectosrelativos à comunicação de risco à população. No Brasil, o processo de avaliação, percepção ecomunicação de risco começou, recentemente, a ter destaque em pesquisas na área ambiental;porém, em países do Primeiro Mundo, o uso dessa estratégia pode ser identificado desde meadosdo século passado. Este estudo tem como objetivo discutir a participação da comunidade, diante deriscos ambientais causados por resíduos perigosos, oficialmente divulgados, a partir do conceito depercepção e comunicação de risco como instrumentos de gerenciamento de risco ambiental.Tomou-se como base a divulgação oficial de dois episódios de contaminação ambiental por essetipo de resíduo, ocorridos no estado de São Paulo, de 2000 a 2002, tendo sido trazido, também, casosimilar no Canadá, em 1990, a fim de subsidiar a discussão. Os dados foram extraídos de fontes deinformação acadêmica e de reportagens de jornais de grande circulação nacional, regional e local, daimprensa falada e escrita, bem como da imprensa eletrônica. Os resultados apontam para umnecessário incremento das ações públicas, no sentido de favorecer o processo de comunicação epercepção de risco ambiental no Brasil.
id ABES-2_255042eec9417d9ada6cca7b348ca6c9
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/483
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOSAvaliação de risco, percepção de risco, comunicação de risco, resíduos perigosos, áreas contaminadas.Os problemas ambientais atuais se caracterizam por sua magnitude, complexidade e diversidade,diretamente relacionados a fatores de ordem política, social, econômica e de saúde, envolvendodireta ou indiretamente a comunidade, que nem sempre é comunicada ou consultada sobrequestões que podem levar a um risco ambiental e de saúde. Além disso, há uma grande lacuna emrelação ao compromisso do setor produtivo e do regulador da poluição ambiental, nos aspectosrelativos à comunicação de risco à população. No Brasil, o processo de avaliação, percepção ecomunicação de risco começou, recentemente, a ter destaque em pesquisas na área ambiental;porém, em países do Primeiro Mundo, o uso dessa estratégia pode ser identificado desde meadosdo século passado. Este estudo tem como objetivo discutir a participação da comunidade, diante deriscos ambientais causados por resíduos perigosos, oficialmente divulgados, a partir do conceito depercepção e comunicação de risco como instrumentos de gerenciamento de risco ambiental.Tomou-se como base a divulgação oficial de dois episódios de contaminação ambiental por essetipo de resíduo, ocorridos no estado de São Paulo, de 2000 a 2002, tendo sido trazido, também, casosimilar no Canadá, em 1990, a fim de subsidiar a discussão. Os dados foram extraídos de fontes deinformação acadêmica e de reportagens de jornais de grande circulação nacional, regional e local, daimprensa falada e escrita, bem como da imprensa eletrônica. Os resultados apontam para umnecessário incremento das ações públicas, no sentido de favorecer o processo de comunicação epercepção de risco ambiental no Brasil.Zeppelini Publishers2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 05-13Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 05-132176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483/412Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Regina Maria A.Takayanagui, Angela Maria MagossoNery, Adriana A.Barbosa, Ana Lucia M.2020-10-18T21:20:37Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/483Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:20:37Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
title EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
spellingShingle EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
Carneiro, Regina Maria A.
Avaliação de risco, percepção de risco, comunicação de risco, resíduos perigosos, áreas contaminadas.
title_short EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
title_full EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
title_fullStr EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
title_sort EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS SOBRE RESÍDUOS PERIGOSOS: AVALIAÇÃO, PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS
author Carneiro, Regina Maria A.
author_facet Carneiro, Regina Maria A.
Takayanagui, Angela Maria Magosso
Nery, Adriana A.
Barbosa, Ana Lucia M.
author_role author
author2 Takayanagui, Angela Maria Magosso
Nery, Adriana A.
Barbosa, Ana Lucia M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Regina Maria A.
Takayanagui, Angela Maria Magosso
Nery, Adriana A.
Barbosa, Ana Lucia M.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de risco, percepção de risco, comunicação de risco, resíduos perigosos, áreas contaminadas.
topic Avaliação de risco, percepção de risco, comunicação de risco, resíduos perigosos, áreas contaminadas.
description Os problemas ambientais atuais se caracterizam por sua magnitude, complexidade e diversidade,diretamente relacionados a fatores de ordem política, social, econômica e de saúde, envolvendodireta ou indiretamente a comunidade, que nem sempre é comunicada ou consultada sobrequestões que podem levar a um risco ambiental e de saúde. Além disso, há uma grande lacuna emrelação ao compromisso do setor produtivo e do regulador da poluição ambiental, nos aspectosrelativos à comunicação de risco à população. No Brasil, o processo de avaliação, percepção ecomunicação de risco começou, recentemente, a ter destaque em pesquisas na área ambiental;porém, em países do Primeiro Mundo, o uso dessa estratégia pode ser identificado desde meadosdo século passado. Este estudo tem como objetivo discutir a participação da comunidade, diante deriscos ambientais causados por resíduos perigosos, oficialmente divulgados, a partir do conceito depercepção e comunicação de risco como instrumentos de gerenciamento de risco ambiental.Tomou-se como base a divulgação oficial de dois episódios de contaminação ambiental por essetipo de resíduo, ocorridos no estado de São Paulo, de 2000 a 2002, tendo sido trazido, também, casosimilar no Canadá, em 1990, a fim de subsidiar a discussão. Os dados foram extraídos de fontes deinformação acadêmica e de reportagens de jornais de grande circulação nacional, regional e local, daimprensa falada e escrita, bem como da imprensa eletrônica. Os resultados apontam para umnecessário incremento das ações públicas, no sentido de favorecer o processo de comunicação epercepção de risco ambiental no Brasil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/483/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 05-13
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 05-13
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921752256512