Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Flávia B
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fortunato,Leidiane de J, Pacheco,Anália Lúcia V, Azevedo,Letícia H de, Freitas,Narimã, Homma,Sérgio K
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400032
Resumo: O objetivo com este experimento foi comparar o cultivo do tomateiro em monocultivo e policultivo (consórcio com coentro, cravo-de-defunto e o sorgo como cultura circundante) no sistema de produção orgânico, em relação à incidência de pragas, rendimento e qualidade de frutos. Foram avaliados a incidência de tripes, plantas e frutos com sintomas de virose (%), frutos broqueados por Neoleucinodes elegantalis (%), a produtividade total e comercial, o número total e comercial de frutos, o peso médio e o diâmetro dos frutos comercializáveis, o teor de sólidos solúveis totais (SST), o teor de acidez total titulável (ATT) e a relação SST/ATT. No policultivo ocorreu menor número de tripes e, consequentemente, menor percentagem de plantas e frutos com sintomas da virose. A incidência de broqueamento de frutos por N. elegantalis também foi menor em policultivo. A produtividade total e o número total de frutos no monocultivo foram superiores à do policultivo. Porém, a produtividade comercial foi igual nos dois sistemas de cultivo. O diâmetro dos frutos não diferiu entre os tratamentos, mas o peso médio dos frutos oriundos do monocultivo foi maior. Os frutos do policultivo apresentaram maiores teores de SST e ATT e a relação SST/ATT não diferiu entre os tratamentos. Assim, reforça-se a importância da diversidade vegetal no manejo de pragas, sendo necessários novos estudos que permitam definir melhor arranjo espacial das plantas para manter sua atuação na regulação de insetos-praga e qualidade dos frutos sem interferir na produtividade do tomateiro.
id ABH-1_99f7dc7b7436113b872bbdc0b844f6ac
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362012000400032
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivoLycopersicon esculentumNeoleucinodes elegantalisThysanopteraagricultura naturalconsórcioO objetivo com este experimento foi comparar o cultivo do tomateiro em monocultivo e policultivo (consórcio com coentro, cravo-de-defunto e o sorgo como cultura circundante) no sistema de produção orgânico, em relação à incidência de pragas, rendimento e qualidade de frutos. Foram avaliados a incidência de tripes, plantas e frutos com sintomas de virose (%), frutos broqueados por Neoleucinodes elegantalis (%), a produtividade total e comercial, o número total e comercial de frutos, o peso médio e o diâmetro dos frutos comercializáveis, o teor de sólidos solúveis totais (SST), o teor de acidez total titulável (ATT) e a relação SST/ATT. No policultivo ocorreu menor número de tripes e, consequentemente, menor percentagem de plantas e frutos com sintomas da virose. A incidência de broqueamento de frutos por N. elegantalis também foi menor em policultivo. A produtividade total e o número total de frutos no monocultivo foram superiores à do policultivo. Porém, a produtividade comercial foi igual nos dois sistemas de cultivo. O diâmetro dos frutos não diferiu entre os tratamentos, mas o peso médio dos frutos oriundos do monocultivo foi maior. Os frutos do policultivo apresentaram maiores teores de SST e ATT e a relação SST/ATT não diferiu entre os tratamentos. Assim, reforça-se a importância da diversidade vegetal no manejo de pragas, sendo necessários novos estudos que permitam definir melhor arranjo espacial das plantas para manter sua atuação na regulação de insetos-praga e qualidade dos frutos sem interferir na produtividade do tomateiro.Associação Brasileira de Horticultura2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400032Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362012000400032info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Flávia BFortunato,Leidiane de JPacheco,Anália Lúcia VAzevedo,Letícia H deFreitas,NarimãHomma,Sérgio Kpor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362012000400032Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2013-01-07T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
title Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
spellingShingle Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
Gomes,Flávia B
Lycopersicon esculentum
Neoleucinodes elegantalis
Thysanoptera
agricultura natural
consórcio
title_short Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
title_full Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
title_fullStr Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
title_full_unstemmed Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
title_sort Incidência de pragas e desempenho produtivo de tomateiro orgânico em monocultivo e policultivo
author Gomes,Flávia B
author_facet Gomes,Flávia B
Fortunato,Leidiane de J
Pacheco,Anália Lúcia V
Azevedo,Letícia H de
Freitas,Narimã
Homma,Sérgio K
author_role author
author2 Fortunato,Leidiane de J
Pacheco,Anália Lúcia V
Azevedo,Letícia H de
Freitas,Narimã
Homma,Sérgio K
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Flávia B
Fortunato,Leidiane de J
Pacheco,Anália Lúcia V
Azevedo,Letícia H de
Freitas,Narimã
Homma,Sérgio K
dc.subject.por.fl_str_mv Lycopersicon esculentum
Neoleucinodes elegantalis
Thysanoptera
agricultura natural
consórcio
topic Lycopersicon esculentum
Neoleucinodes elegantalis
Thysanoptera
agricultura natural
consórcio
description O objetivo com este experimento foi comparar o cultivo do tomateiro em monocultivo e policultivo (consórcio com coentro, cravo-de-defunto e o sorgo como cultura circundante) no sistema de produção orgânico, em relação à incidência de pragas, rendimento e qualidade de frutos. Foram avaliados a incidência de tripes, plantas e frutos com sintomas de virose (%), frutos broqueados por Neoleucinodes elegantalis (%), a produtividade total e comercial, o número total e comercial de frutos, o peso médio e o diâmetro dos frutos comercializáveis, o teor de sólidos solúveis totais (SST), o teor de acidez total titulável (ATT) e a relação SST/ATT. No policultivo ocorreu menor número de tripes e, consequentemente, menor percentagem de plantas e frutos com sintomas da virose. A incidência de broqueamento de frutos por N. elegantalis também foi menor em policultivo. A produtividade total e o número total de frutos no monocultivo foram superiores à do policultivo. Porém, a produtividade comercial foi igual nos dois sistemas de cultivo. O diâmetro dos frutos não diferiu entre os tratamentos, mas o peso médio dos frutos oriundos do monocultivo foi maior. Os frutos do policultivo apresentaram maiores teores de SST e ATT e a relação SST/ATT não diferiu entre os tratamentos. Assim, reforça-se a importância da diversidade vegetal no manejo de pragas, sendo necessários novos estudos que permitam definir melhor arranjo espacial das plantas para manter sua atuação na regulação de insetos-praga e qualidade dos frutos sem interferir na produtividade do tomateiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362012000400032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081680969728