Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADO
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: GOUVEIA,PAULA A. R., BRUCKI,SONIA M. D., BUENO,ORLANDO F. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2000000500023
Resumo: Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.
id ABNEURO-1_4f44b94a8ad82cba2ba978133446f097
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X2000000500023
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de casomemória implícitareabilitaçãocogniçãoamnésiaanóxia cerebralaprendizagem de conhecimentos específicosMesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2000000500023Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.58 n.3B 2000reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X2000000500023info:eu-repo/semantics/openAccessBOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADOGOUVEIA,PAULA A. R.BRUCKI,SONIA M. D.BUENO,ORLANDO F. A.por2000-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X2000000500023Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2000-12-06T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
spellingShingle Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
BOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADO
memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
title_short Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_full Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_fullStr Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_full_unstemmed Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_sort Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
author BOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADO
author_facet BOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADO
GOUVEIA,PAULA A. R.
BRUCKI,SONIA M. D.
BUENO,ORLANDO F. A.
author_role author
author2 GOUVEIA,PAULA A. R.
BRUCKI,SONIA M. D.
BUENO,ORLANDO F. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOLOGNANI,SÍLVIA A. PRADO
GOUVEIA,PAULA A. R.
BRUCKI,SONIA M. D.
BUENO,ORLANDO F. A.
dc.subject.por.fl_str_mv memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
topic memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
description Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2000000500023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2000000500023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X2000000500023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.58 n.3B 2000
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212752870604800