Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsalobre Filho,Leonardo Lopes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vieira,Fernando Mirage Jardim, Stefanini,Renato, Cavalcante,Ricardo, Santos,Rodrigo de Paula, Gregório,Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100017
Resumo: Rinossinusite Nosocomial é uma complicação frequente de pacientes tratados em UTI. É importante o diagnóstico e tratamento precoce para prevenir complicações graves como pneumonia, sepse, meningite e abscesso intracraniano. OBJETIVO: Identificar os agentes causadores de sinusite em UTI através do swab nasal e da punção de seio maxilar, correlacionando seus resultados. MÉTODO: Pacientes atendidos nas unidades de terapia intensiva com diagnóstico tomográfico de sinusopatia maxilar uni ou bilateral foram submetidos ao swab nasal e punção do seio acometido com material enviado para cultura e antibiograma. RESULTADOS: O presente estudo avaliou 22 pacientes. Houve concordância entre o agente microbiano isolado no swab e na punção em 14 dos 22 casos (63%). A flora aeróbia gram negativa foi a mais encontrada com predomínio da Pseudomonas aeruginosa (29% nas punções), seguido de Proteus mirabillis (26%) e Acinetobacter baumanni (14%). Houve alto índice de resistência aos antibióticos usados. CONCLUSÃO: A punção direta do seio maxilar acometido em pacientes em UTI com sinusite parece ser o melhor método para identificar os agentes bacterianos e, através do seu antibiograma, direcionar a conduta terapêutica antimicrobiana. O swab mostrou ter pouco valor diagnóstico, com concordância de 63%, podendo ser reservado para casos onde a punção está contraindicada.
id ABORL-F-1_6b657937637237bced43cbfa1b342efa
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942011000100017
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológicomicrobiologiasinusiteunidades de terapia intensivaRinossinusite Nosocomial é uma complicação frequente de pacientes tratados em UTI. É importante o diagnóstico e tratamento precoce para prevenir complicações graves como pneumonia, sepse, meningite e abscesso intracraniano. OBJETIVO: Identificar os agentes causadores de sinusite em UTI através do swab nasal e da punção de seio maxilar, correlacionando seus resultados. MÉTODO: Pacientes atendidos nas unidades de terapia intensiva com diagnóstico tomográfico de sinusopatia maxilar uni ou bilateral foram submetidos ao swab nasal e punção do seio acometido com material enviado para cultura e antibiograma. RESULTADOS: O presente estudo avaliou 22 pacientes. Houve concordância entre o agente microbiano isolado no swab e na punção em 14 dos 22 casos (63%). A flora aeróbia gram negativa foi a mais encontrada com predomínio da Pseudomonas aeruginosa (29% nas punções), seguido de Proteus mirabillis (26%) e Acinetobacter baumanni (14%). Houve alto índice de resistência aos antibióticos usados. CONCLUSÃO: A punção direta do seio maxilar acometido em pacientes em UTI com sinusite parece ser o melhor método para identificar os agentes bacterianos e, através do seu antibiograma, direcionar a conduta terapêutica antimicrobiana. O swab mostrou ter pouco valor diagnóstico, com concordância de 63%, podendo ser reservado para casos onde a punção está contraindicada.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100017Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.77 n.1 2011reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942011000100017info:eu-repo/semantics/openAccessBalsalobre Filho,Leonardo LopesVieira,Fernando Mirage JardimStefanini,RenatoCavalcante,RicardoSantos,Rodrigo de PaulaGregório,Luis Carlospor2011-02-02T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942011000100017Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2011-02-02T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
title Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
spellingShingle Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
Balsalobre Filho,Leonardo Lopes
microbiologia
sinusite
unidades de terapia intensiva
title_short Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
title_full Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
title_fullStr Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
title_full_unstemmed Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
title_sort Rinossinusite nosocomial em unidade de terapia intensiva: estudo microbiológico
author Balsalobre Filho,Leonardo Lopes
author_facet Balsalobre Filho,Leonardo Lopes
Vieira,Fernando Mirage Jardim
Stefanini,Renato
Cavalcante,Ricardo
Santos,Rodrigo de Paula
Gregório,Luis Carlos
author_role author
author2 Vieira,Fernando Mirage Jardim
Stefanini,Renato
Cavalcante,Ricardo
Santos,Rodrigo de Paula
Gregório,Luis Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsalobre Filho,Leonardo Lopes
Vieira,Fernando Mirage Jardim
Stefanini,Renato
Cavalcante,Ricardo
Santos,Rodrigo de Paula
Gregório,Luis Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv microbiologia
sinusite
unidades de terapia intensiva
topic microbiologia
sinusite
unidades de terapia intensiva
description Rinossinusite Nosocomial é uma complicação frequente de pacientes tratados em UTI. É importante o diagnóstico e tratamento precoce para prevenir complicações graves como pneumonia, sepse, meningite e abscesso intracraniano. OBJETIVO: Identificar os agentes causadores de sinusite em UTI através do swab nasal e da punção de seio maxilar, correlacionando seus resultados. MÉTODO: Pacientes atendidos nas unidades de terapia intensiva com diagnóstico tomográfico de sinusopatia maxilar uni ou bilateral foram submetidos ao swab nasal e punção do seio acometido com material enviado para cultura e antibiograma. RESULTADOS: O presente estudo avaliou 22 pacientes. Houve concordância entre o agente microbiano isolado no swab e na punção em 14 dos 22 casos (63%). A flora aeróbia gram negativa foi a mais encontrada com predomínio da Pseudomonas aeruginosa (29% nas punções), seguido de Proteus mirabillis (26%) e Acinetobacter baumanni (14%). Houve alto índice de resistência aos antibióticos usados. CONCLUSÃO: A punção direta do seio maxilar acometido em pacientes em UTI com sinusite parece ser o melhor método para identificar os agentes bacterianos e, através do seu antibiograma, direcionar a conduta terapêutica antimicrobiana. O swab mostrou ter pouco valor diagnóstico, com concordância de 63%, podendo ser reservado para casos onde a punção está contraindicada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942011000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.77 n.1 2011
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989398044672