Qualidade de vida de idosos com tontura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takano,Nancy Akemi
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cavalli,Silvia Sper, Ganança,Maurício Malavasi, Caovilla,Heloísa Helena, Santos,Mônica Alcantara de Oliveira, Peluso,Érica de Toledo Piza, Ganança,Fernando Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600016
Resumo: Tontura é muito frequente em idosos. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida (QV) em idosos vestibulopatas e relacioná-la com o gênero e a faixa etária. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo que incluiu série de 120 casos de idosos com tontura que foram avaliados por meio das versões brasileiras dos questionários Whoqol-bref e Dizziness Handicap Inventory (DHI). Os resultados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial (AF) e aos testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis e correlação de Spearman. RESULTADOS: O domínio físico avaliado pelo DHI, e o físico e o ambiental do Whoqol-bref foram os mais comprometidos. A AF resultou em 3 fatores no DHI e 5 no Whoqol-bref: Houve moderada correlação (-0,596) entre o escore total de ambos os instrumentos. Os homens apresentaram melhor QV nos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" do Whoqol-bref. As idosas obtiveram melhor QV no fator "percepção da funcionalidade" do Whoqol-bref. Não houve diferenças significantes entre os fatores dos dois instrumentos por faixa etária. CONCLUSÕES: Idosos vestibulopatas apresentam QV prejudicada. As idosas vestibulopatas apresentam pior QV em relação aos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" e melhor QV em relação ao fator "percepção da funcionalidade" que os homens.
id ABORL-F-1_8ef79d8b6e16610dab8fbe01d9a1e76b
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000600016
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de idosos com tonturadoenças vestibularesidosoqualidade de vidatonturavertigemTontura é muito frequente em idosos. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida (QV) em idosos vestibulopatas e relacioná-la com o gênero e a faixa etária. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo que incluiu série de 120 casos de idosos com tontura que foram avaliados por meio das versões brasileiras dos questionários Whoqol-bref e Dizziness Handicap Inventory (DHI). Os resultados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial (AF) e aos testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis e correlação de Spearman. RESULTADOS: O domínio físico avaliado pelo DHI, e o físico e o ambiental do Whoqol-bref foram os mais comprometidos. A AF resultou em 3 fatores no DHI e 5 no Whoqol-bref: Houve moderada correlação (-0,596) entre o escore total de ambos os instrumentos. Os homens apresentaram melhor QV nos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" do Whoqol-bref. As idosas obtiveram melhor QV no fator "percepção da funcionalidade" do Whoqol-bref. Não houve diferenças significantes entre os fatores dos dois instrumentos por faixa etária. CONCLUSÕES: Idosos vestibulopatas apresentam QV prejudicada. As idosas vestibulopatas apresentam pior QV em relação aos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" e melhor QV em relação ao fator "percepção da funcionalidade" que os homens.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600016Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000600016info:eu-repo/semantics/openAccessTakano,Nancy AkemiCavalli,Silvia SperGanança,Maurício MalavasiCaovilla,Heloísa HelenaSantos,Mônica Alcantara de OliveiraPeluso,Érica de Toledo PizaGanança,Fernando Freitaspor2010-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000600016Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-12-14T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de idosos com tontura
title Qualidade de vida de idosos com tontura
spellingShingle Qualidade de vida de idosos com tontura
Takano,Nancy Akemi
doenças vestibulares
idoso
qualidade de vida
tontura
vertigem
title_short Qualidade de vida de idosos com tontura
title_full Qualidade de vida de idosos com tontura
title_fullStr Qualidade de vida de idosos com tontura
title_full_unstemmed Qualidade de vida de idosos com tontura
title_sort Qualidade de vida de idosos com tontura
author Takano,Nancy Akemi
author_facet Takano,Nancy Akemi
Cavalli,Silvia Sper
Ganança,Maurício Malavasi
Caovilla,Heloísa Helena
Santos,Mônica Alcantara de Oliveira
Peluso,Érica de Toledo Piza
Ganança,Fernando Freitas
author_role author
author2 Cavalli,Silvia Sper
Ganança,Maurício Malavasi
Caovilla,Heloísa Helena
Santos,Mônica Alcantara de Oliveira
Peluso,Érica de Toledo Piza
Ganança,Fernando Freitas
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takano,Nancy Akemi
Cavalli,Silvia Sper
Ganança,Maurício Malavasi
Caovilla,Heloísa Helena
Santos,Mônica Alcantara de Oliveira
Peluso,Érica de Toledo Piza
Ganança,Fernando Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv doenças vestibulares
idoso
qualidade de vida
tontura
vertigem
topic doenças vestibulares
idoso
qualidade de vida
tontura
vertigem
description Tontura é muito frequente em idosos. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida (QV) em idosos vestibulopatas e relacioná-la com o gênero e a faixa etária. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo que incluiu série de 120 casos de idosos com tontura que foram avaliados por meio das versões brasileiras dos questionários Whoqol-bref e Dizziness Handicap Inventory (DHI). Os resultados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial (AF) e aos testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis e correlação de Spearman. RESULTADOS: O domínio físico avaliado pelo DHI, e o físico e o ambiental do Whoqol-bref foram os mais comprometidos. A AF resultou em 3 fatores no DHI e 5 no Whoqol-bref: Houve moderada correlação (-0,596) entre o escore total de ambos os instrumentos. Os homens apresentaram melhor QV nos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" do Whoqol-bref. As idosas obtiveram melhor QV no fator "percepção da funcionalidade" do Whoqol-bref. Não houve diferenças significantes entre os fatores dos dois instrumentos por faixa etária. CONCLUSÕES: Idosos vestibulopatas apresentam QV prejudicada. As idosas vestibulopatas apresentam pior QV em relação aos fatores "percepção ambiental e introspectividade" e "percepção da saúde" e melhor QV em relação ao fator "percepção da funcionalidade" que os homens.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000600016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989359247360