Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anias,C. R.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lima,M. A. M. T., Kós,A. O. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000100014
Resumo: O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (ABR) é um método simples, objetivo e não invasivo de avaliação das vias auditivas do tronco encefálico, que pode ser realizado em qualquer idade e que detecta a atividade elétrica desde a orelha interna até o colículo inferior. O ABR é composto por 7 ondas (I - VII), sendo as ondas I, III e V os componentes mais importantes. O nível de sensação (NS) é uma unidade de estímulo que se baseia no limiar psicoacústico do indivíduo e a esse limiar acrescenta-se uma determinada intensidade de estímulo em decibel (dB), com o objetivo de fornecer a mesma quantidade de energia acústica em caso de perdas auditivas assimétricas. OBJETIVO: Avaliar a influência da idade no ABR em homens, utilizando o NS como unidade de estímulo. FORMA DE ESTUDO: Observacional coorte com corte transversal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze indivíduos do sexo masculino entre 20 e 30 anos e 15 do sexo masculino a partir de 60 anos passaram por um critério clínico de seleção a fim de afastar outros fatores que pudessem influenciar os resultados. Foram determinadas as latências absolutas das ondas I, III, e V e as latências interpicos (LIPs) I-III, III-V e I-V nos 2 grupos e os dados obtidos foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: As latências absolutas e interpicos do ABR foram semelhantes nos 2 grupos estudados. CONCLUSÃO: No grupo etário analisado e nas condições pré-estabelecidas neste estudo, a idade não representou um fator de influência nos achados do ABR.
id ABORL-F-2_4172860dc8ee5d63da58ffc9668723a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992004000100014
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálicopotencial evocado auditivo de tronco cerebralaudiçãopaciente idosolimiar auditivohomensO potencial evocado auditivo de tronco encefálico (ABR) é um método simples, objetivo e não invasivo de avaliação das vias auditivas do tronco encefálico, que pode ser realizado em qualquer idade e que detecta a atividade elétrica desde a orelha interna até o colículo inferior. O ABR é composto por 7 ondas (I - VII), sendo as ondas I, III e V os componentes mais importantes. O nível de sensação (NS) é uma unidade de estímulo que se baseia no limiar psicoacústico do indivíduo e a esse limiar acrescenta-se uma determinada intensidade de estímulo em decibel (dB), com o objetivo de fornecer a mesma quantidade de energia acústica em caso de perdas auditivas assimétricas. OBJETIVO: Avaliar a influência da idade no ABR em homens, utilizando o NS como unidade de estímulo. FORMA DE ESTUDO: Observacional coorte com corte transversal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze indivíduos do sexo masculino entre 20 e 30 anos e 15 do sexo masculino a partir de 60 anos passaram por um critério clínico de seleção a fim de afastar outros fatores que pudessem influenciar os resultados. Foram determinadas as latências absolutas das ondas I, III, e V e as latências interpicos (LIPs) I-III, III-V e I-V nos 2 grupos e os dados obtidos foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: As latências absolutas e interpicos do ABR foram semelhantes nos 2 grupos estudados. CONCLUSÃO: No grupo etário analisado e nas condições pré-estabelecidas neste estudo, a idade não representou um fator de influência nos achados do ABR.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000100014Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.70 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992004000100014info:eu-repo/semantics/openAccessAnias,C. R.Lima,M. A. M. T.Kós,A. O. A.por2004-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992004000100014Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2004-05-18T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
title Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
spellingShingle Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
Anias,C. R.
potencial evocado auditivo de tronco cerebral
audição
paciente idoso
limiar auditivo
homens
title_short Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
title_full Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
title_fullStr Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
title_full_unstemmed Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
title_sort Avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco encefálico
author Anias,C. R.
author_facet Anias,C. R.
Lima,M. A. M. T.
Kós,A. O. A.
author_role author
author2 Lima,M. A. M. T.
Kós,A. O. A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anias,C. R.
Lima,M. A. M. T.
Kós,A. O. A.
dc.subject.por.fl_str_mv potencial evocado auditivo de tronco cerebral
audição
paciente idoso
limiar auditivo
homens
topic potencial evocado auditivo de tronco cerebral
audição
paciente idoso
limiar auditivo
homens
description O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (ABR) é um método simples, objetivo e não invasivo de avaliação das vias auditivas do tronco encefálico, que pode ser realizado em qualquer idade e que detecta a atividade elétrica desde a orelha interna até o colículo inferior. O ABR é composto por 7 ondas (I - VII), sendo as ondas I, III e V os componentes mais importantes. O nível de sensação (NS) é uma unidade de estímulo que se baseia no limiar psicoacústico do indivíduo e a esse limiar acrescenta-se uma determinada intensidade de estímulo em decibel (dB), com o objetivo de fornecer a mesma quantidade de energia acústica em caso de perdas auditivas assimétricas. OBJETIVO: Avaliar a influência da idade no ABR em homens, utilizando o NS como unidade de estímulo. FORMA DE ESTUDO: Observacional coorte com corte transversal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze indivíduos do sexo masculino entre 20 e 30 anos e 15 do sexo masculino a partir de 60 anos passaram por um critério clínico de seleção a fim de afastar outros fatores que pudessem influenciar os resultados. Foram determinadas as latências absolutas das ondas I, III, e V e as latências interpicos (LIPs) I-III, III-V e I-V nos 2 grupos e os dados obtidos foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: As latências absolutas e interpicos do ABR foram semelhantes nos 2 grupos estudados. CONCLUSÃO: No grupo etário analisado e nas condições pré-estabelecidas neste estudo, a idade não representou um fator de influência nos achados do ABR.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992004000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.70 n.1 2004
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820957869965312