The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas. A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade. |
id |
ABPCP-2_1e1699c95269ffb417e4b957b997bdaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/306 |
network_acronym_str |
ABPCP-2 |
network_name_str |
Revista Compolítica |
repository_id_str |
|
spelling |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election TimeA reinvenção da imagem pública de duas prefeitas candidatas: Luizianne Lins e Marta Suplicy no horário eleitoralcampanhas eleitoraiseleições municipaisgêneroEste artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas. A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/30610.21878/compolitica.2019.9.3.306Compolítica; Vol. 9 No. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150Compolítica; v. 9 n. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-1502236-478110.21878/compolitica.2019.9.3reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306/251Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, MérciaMartins, Joyce Miranda Leão2021-07-13T04:58:30Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/306RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:30Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time A reinvenção da imagem pública de duas prefeitas candidatas: Luizianne Lins e Marta Suplicy no horário eleitoral |
title |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
spellingShingle |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time Alves, Mércia campanhas eleitorais eleições municipais gênero |
title_short |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
title_full |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
title_fullStr |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
title_full_unstemmed |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
title_sort |
The reinvention of the public image of two mayors candidates: Luizianne Lins and Marta Suplicy at Election Time |
author |
Alves, Mércia |
author_facet |
Alves, Mércia Martins, Joyce Miranda Leão |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Joyce Miranda Leão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mércia Martins, Joyce Miranda Leão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campanhas eleitorais eleições municipais gênero |
topic |
campanhas eleitorais eleições municipais gênero |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas. A procura dessas respostas foi buscada através do método da análise do discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades, reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306 10.21878/compolitica.2019.9.3.306 |
url |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306 |
identifier_str_mv |
10.21878/compolitica.2019.9.3.306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/306/251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
Compolítica; Vol. 9 No. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150 Compolítica; v. 9 n. 3 (2019): Revista Compolítica; 119-150 2236-4781 10.21878/compolitica.2019.9.3 reponame:Revista Compolítica instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) instacron:ABPCP |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
instacron_str |
ABPCP |
institution |
ABPCP |
reponame_str |
Revista Compolítica |
collection |
Revista Compolítica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@compolitica.org |
_version_ |
1797049677343883264 |