Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Felipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ituassu, Arthur, Capone, Letícia, Leo, Luiz, La Rovere, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111
Resumo: RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform” and “activity log" posts and the possibility of shares and comments.
id ABPCP-2_fa551e7c41fcc414b6e6bd4928711144
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/111
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014Eleições e mí­dias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform” and “activity log" posts and the possibility of shares and comments.Esta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/11110.21878/compolitica.2017.7.1.111Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 47-72Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 47-722236-478110.21878/compolitica.2017.7.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111/115Copyright (c) 2017 Compolíticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMurta, FelipeItuassu, ArthurCapone, LetíciaLeo, LuizLa Rovere, Roberta2021-07-13T04:58:47Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/111RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:47Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
Eleições e mí­dias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014
title Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
spellingShingle Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
Murta, Felipe
title_short Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
title_full Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
title_fullStr Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
title_full_unstemmed Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
title_sort Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
author Murta, Felipe
author_facet Murta, Felipe
Ituassu, Arthur
Capone, Letícia
Leo, Luiz
La Rovere, Roberta
author_role author
author2 Ituassu, Arthur
Capone, Letícia
Leo, Luiz
La Rovere, Roberta
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Felipe
Ituassu, Arthur
Capone, Letícia
Leo, Luiz
La Rovere, Roberta
description RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform” and “activity log" posts and the possibility of shares and comments.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111
10.21878/compolitica.2017.7.1.111
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2017.7.1.111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111/115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolítica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolítica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 47-72
Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 47-72
2236-4781
10.21878/compolitica.2017.7.1
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049677246365696