Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111 |
Resumo: | RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto especÃfico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform†and “activity log" posts and the possibility of shares and comments. |
id |
ABPCP-2_fa551e7c41fcc414b6e6bd4928711144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/111 |
network_acronym_str |
ABPCP-2 |
network_name_str |
Revista Compolítica |
repository_id_str |
|
spelling |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014Eleições e mídias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto especÃfico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform†and “activity log" posts and the possibility of shares and comments.Esta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/11110.21878/compolitica.2017.7.1.111Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 47-72Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 47-722236-478110.21878/compolitica.2017.7.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111/115Copyright (c) 2017 CompolÃticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMurta, FelipeItuassu, ArthurCapone, LetíciaLeo, LuizLa Rovere, Roberta2021-07-13T04:58:47Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/111RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:47Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 Eleições e mídias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014 |
title |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
spellingShingle |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 Murta, Felipe |
title_short |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
title_full |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
title_fullStr |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
title_full_unstemmed |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
title_sort |
Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014 |
author |
Murta, Felipe |
author_facet |
Murta, Felipe Ituassu, Arthur Capone, Letícia Leo, Luiz La Rovere, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Ituassu, Arthur Capone, Letícia Leo, Luiz La Rovere, Roberta |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murta, Felipe Ituassu, Arthur Capone, Letícia Leo, Luiz La Rovere, Roberta |
description |
RESUMOEsta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto especÃfico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários. ABSTRACTThis research aims to analyze the potential of interaction and participation of citizens with politicians in campaign for the Brazil's Chamber of Deputies in the country's 2014 elections on their official Facebook fanpages. For this, it observed all the posts made by eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro during the last 30 days of the campaign. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it was observed that: a) it seems that there is no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities achieved; b) It seems that there is a relation between “campaign platform†and “activity log" posts and the possibility of shares and comments. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111 10.21878/compolitica.2017.7.1.111 |
url |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111 |
identifier_str_mv |
10.21878/compolitica.2017.7.1.111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/111/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 CompolÃtica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 CompolÃtica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 47-72 Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 47-72 2236-4781 10.21878/compolitica.2017.7.1 reponame:Revista Compolítica instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) instacron:ABPCP |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
instacron_str |
ABPCP |
institution |
ABPCP |
reponame_str |
Revista Compolítica |
collection |
Revista Compolítica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@compolitica.org |
_version_ |
1797049677246365696 |