A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro, SCARLASSARA,Bárbara Solana, NOVAES,Carla Francielly Martini, CRUZ,Girlene de Albuquerque, MOURA,Mariana Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619
Resumo: RESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária.
id ABPEE-1_1fcb2dad86622e274eba56f21d9603a5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382018000400619
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a CrecheEducação EspecialEducação InclusivaInclusãoCrecheResultados de pesquisasRESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.4 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-653824180005000010info:eu-repo/semantics/openAccessVITTA,Fabiana Cristina Frigieri deSGAVIOLI,Ana Júlia RibeiroSCARLASSARA,Bárbara SolanaNOVAES,Carla Francielly MartiniCRUZ,Girlene de AlbuquerqueMOURA,Mariana Martinspor2018-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000400619Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-11-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
title A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
spellingShingle A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de
Educação Especial
Educação Inclusiva
Inclusão
Creche
Resultados de pesquisas
title_short A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
title_full A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
title_fullStr A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
title_full_unstemmed A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
title_sort A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
author VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de
author_facet VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de
SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro
SCARLASSARA,Bárbara Solana
NOVAES,Carla Francielly Martini
CRUZ,Girlene de Albuquerque
MOURA,Mariana Martins
author_role author
author2 SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro
SCARLASSARA,Bárbara Solana
NOVAES,Carla Francielly Martini
CRUZ,Girlene de Albuquerque
MOURA,Mariana Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de
SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro
SCARLASSARA,Bárbara Solana
NOVAES,Carla Francielly Martini
CRUZ,Girlene de Albuquerque
MOURA,Mariana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Inclusiva
Inclusão
Creche
Resultados de pesquisas
topic Educação Especial
Educação Inclusiva
Inclusão
Creche
Resultados de pesquisas
description RESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-653824180005000010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.4 2018
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574378852352