A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária. |
id |
ABPEE-1_1fcb2dad86622e274eba56f21d9603a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382018000400619 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a CrecheEducação EspecialEducação InclusivaInclusãoCrecheResultados de pesquisasRESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.4 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-653824180005000010info:eu-repo/semantics/openAccessVITTA,Fabiana Cristina Frigieri deSGAVIOLI,Ana Júlia RibeiroSCARLASSARA,Bárbara SolanaNOVAES,Carla Francielly MartiniCRUZ,Girlene de AlbuquerqueMOURA,Mariana Martinspor2018-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000400619Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-11-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
title |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
spellingShingle |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de Educação Especial Educação Inclusiva Inclusão Creche Resultados de pesquisas |
title_short |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
title_full |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
title_fullStr |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
title_full_unstemmed |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
title_sort |
A Produção Científica Nacional na Área de Educação Especial e a Creche |
author |
VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de |
author_facet |
VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro SCARLASSARA,Bárbara Solana NOVAES,Carla Francielly Martini CRUZ,Girlene de Albuquerque MOURA,Mariana Martins |
author_role |
author |
author2 |
SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro SCARLASSARA,Bárbara Solana NOVAES,Carla Francielly Martini CRUZ,Girlene de Albuquerque MOURA,Mariana Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VITTA,Fabiana Cristina Frigieri de SGAVIOLI,Ana Júlia Ribeiro SCARLASSARA,Bárbara Solana NOVAES,Carla Francielly Martini CRUZ,Girlene de Albuquerque MOURA,Mariana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Inclusiva Inclusão Creche Resultados de pesquisas |
topic |
Educação Especial Educação Inclusiva Inclusão Creche Resultados de pesquisas |
description |
RESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever a produção científica na área de Educação Especial sobre o atendimento educacional à faixa etária de zero a três anos, fase inicial da Educação Infantil, nos últimos 25 anos. Utiliza-se como fonte de busca as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), Portal de Periódicos Capes/MEC; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Red de Revistas Científicas da América Latina Y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e, como descritores, os termos "educação especial", "educação inclusiva", "inclusão" e "creche", no período de 1993 a 2017. Foram encontrados 25 trabalhos, dentre eles 17 teses e dissertações e oito artigos. Após leitura minuciosa dos objetivos, métodos e resultados, verificou-se que os temas políticas públicas de Educação Infantil e Educação Especial; creches inclusivas: relatos de casos; formação de profissionais e concepções sobre inclusão contemplam as discussões na área. A inclusão na creche ainda é incipiente, tanto nos documentos oficiais como na prática. No entanto, a formação dos profissionais para essa realidade influencia fortemente na percepção e nas concepções que eles têm das crianças e das atividades nos contextos educacionais. Desse modo, são importantes novos olhares sobre esses contextos, de forma a produzir materiais que possibilitem identificar fragilidades, experiências de sucesso, discussões relevantes que auxiliem na melhora da qualidade dos serviços oferecidos a essa faixa etária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-653824180005000010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.4 2018 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574378852352 |