Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas,Jaqueline Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gobara,Shirley Takeco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010
Resumo: O estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos.
id ABPEE-1_f8e14a7be84bef46ea7794bb73343bcf
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000300010
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva VygotskianaAlunos SurdosInteraçãoEnsino de FísicaInclusão EducacionalO estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000300010info:eu-repo/semantics/openAccessVargas,Jaqueline SantosGobara,Shirley Takecopor2014-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000300010Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-10-21T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
title Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
spellingShingle Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
Vargas,Jaqueline Santos
Alunos Surdos
Interação
Ensino de Física
Inclusão Educacional
title_short Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
title_full Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
title_fullStr Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
title_full_unstemmed Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
title_sort Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
author Vargas,Jaqueline Santos
author_facet Vargas,Jaqueline Santos
Gobara,Shirley Takeco
author_role author
author2 Gobara,Shirley Takeco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas,Jaqueline Santos
Gobara,Shirley Takeco
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos Surdos
Interação
Ensino de Física
Inclusão Educacional
topic Alunos Surdos
Interação
Ensino de Física
Inclusão Educacional
description O estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573861904384