Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200008 |
Resumo: | Práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis são questões que têm sido pouco estudadas no contexto escolar. Objetivou-se comparar as práticas educativas de professores do ensino regular e do especial com os comportamentos infantis em grupos diferenciados por problemas de comportamento e pelo sexo das crianças. Participaram quinze professoras e vinte e oito alunos (seis a nove anos), distribuídos em dezoito do ensino regular (infantil e fundamental) e dez do ensino especial. Procedeu-se à avaliação com os professores por meio de um questionário (Q-RSH-Pr) e de entrevista semiestruturada (RE-HSE-Pr). Verificou-se, com diferenças significativas, que os meninos e as crianças com problemas de comportamento apresentaram mais dificuldades e suas professoras relataram utilizar mais práticas negativas de educação, e que as meninas apresentaram mais habilidades sociais. Não se encontraram diferenças nas comparações entre o ensino regular e o especial. A comparação entre as práticas educativas dos professores e os comportamentos das crianças no contexto escolar é útil para intervenções. |
id |
ABRAPEE-1_0a7ad225155620e0d21602b9b6e111a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572013000200008 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantisEducaçãodistúrbios do comportamentohabilidades sociaisPráticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis são questões que têm sido pouco estudadas no contexto escolar. Objetivou-se comparar as práticas educativas de professores do ensino regular e do especial com os comportamentos infantis em grupos diferenciados por problemas de comportamento e pelo sexo das crianças. Participaram quinze professoras e vinte e oito alunos (seis a nove anos), distribuídos em dezoito do ensino regular (infantil e fundamental) e dez do ensino especial. Procedeu-se à avaliação com os professores por meio de um questionário (Q-RSH-Pr) e de entrevista semiestruturada (RE-HSE-Pr). Verificou-se, com diferenças significativas, que os meninos e as crianças com problemas de comportamento apresentaram mais dificuldades e suas professoras relataram utilizar mais práticas negativas de educação, e que as meninas apresentaram mais habilidades sociais. Não se encontraram diferenças nas comparações entre o ensino regular e o especial. A comparação entre as práticas educativas dos professores e os comportamentos das crianças no contexto escolar é útil para intervenções.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200008Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.2 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMariano,Maria LuizaLoureiro,Sonia ReginaBonaccorsi,Carolinepor2014-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-01-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
title |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
spellingShingle |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Educação distúrbios do comportamento habilidades sociais |
title_short |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
title_full |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
title_fullStr |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
title_full_unstemmed |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
title_sort |
Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis |
author |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Mariano,Maria Luiza Loureiro,Sonia Regina Bonaccorsi,Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Mariano,Maria Luiza Loureiro,Sonia Regina Bonaccorsi,Caroline |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Mariano,Maria Luiza Loureiro,Sonia Regina Bonaccorsi,Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação distúrbios do comportamento habilidades sociais |
topic |
Educação distúrbios do comportamento habilidades sociais |
description |
Práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis são questões que têm sido pouco estudadas no contexto escolar. Objetivou-se comparar as práticas educativas de professores do ensino regular e do especial com os comportamentos infantis em grupos diferenciados por problemas de comportamento e pelo sexo das crianças. Participaram quinze professoras e vinte e oito alunos (seis a nove anos), distribuídos em dezoito do ensino regular (infantil e fundamental) e dez do ensino especial. Procedeu-se à avaliação com os professores por meio de um questionário (Q-RSH-Pr) e de entrevista semiestruturada (RE-HSE-Pr). Verificou-se, com diferenças significativas, que os meninos e as crianças com problemas de comportamento apresentaram mais dificuldades e suas professoras relataram utilizar mais práticas negativas de educação, e que as meninas apresentaram mais habilidades sociais. Não se encontraram diferenças nas comparações entre o ensino regular e o especial. A comparação entre as práticas educativas dos professores e os comportamentos das crianças no contexto escolar é útil para intervenções. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572013000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.2 2013 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605766926336 |