Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300475 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar o papel da Psicologia Escolar de acordo com a concepção de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), ambos localizados na cidade de Vitória (ES). Foram realizadas entrevistas individuais com 49 professores e um estagiário, sendo 26 do CMEI e 24 da EMEF. Os dados foram analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Verificou-se que para os entrevistados a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada principalmente para o aluno "problema" e sua família. Entretanto, a perspectiva crítica e contextualizada da Psicologia Escolar enfatiza que o psicólogo escolar deve intervir de forma ampla com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem do aluno, incluindo a própria escola, os profissionais e toda a comunidade. |
id |
ABRAPEE-1_3758a4cae7d9a98dbd18ead0ea13baa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572016000300475 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino FundamentalPsicologia Escolarpsicólogo escolaratuação do psicólogo.Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar o papel da Psicologia Escolar de acordo com a concepção de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), ambos localizados na cidade de Vitória (ES). Foram realizadas entrevistas individuais com 49 professores e um estagiário, sendo 26 do CMEI e 24 da EMEF. Os dados foram analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Verificou-se que para os entrevistados a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada principalmente para o aluno "problema" e sua família. Entretanto, a perspectiva crítica e contextualizada da Psicologia Escolar enfatiza que o psicólogo escolar deve intervir de forma ampla com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem do aluno, incluindo a própria escola, os profissionais e toda a comunidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300475Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031023info:eu-repo/semantics/openAccessBastos,Caroline Benezath RodriguesPylro,Simone Chabudeepor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300475Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bastos,Caroline Benezath Rodrigues Psicologia Escolar psicólogo escolar atuação do psicólogo. |
title_short |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_full |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_sort |
Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
author |
Bastos,Caroline Benezath Rodrigues |
author_facet |
Bastos,Caroline Benezath Rodrigues Pylro,Simone Chabudee |
author_role |
author |
author2 |
Pylro,Simone Chabudee |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos,Caroline Benezath Rodrigues Pylro,Simone Chabudee |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar psicólogo escolar atuação do psicólogo. |
topic |
Psicologia Escolar psicólogo escolar atuação do psicólogo. |
description |
Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar o papel da Psicologia Escolar de acordo com a concepção de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), ambos localizados na cidade de Vitória (ES). Foram realizadas entrevistas individuais com 49 professores e um estagiário, sendo 26 do CMEI e 24 da EMEF. Os dados foram analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Verificou-se que para os entrevistados a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada principalmente para o aluno "problema" e sua família. Entretanto, a perspectiva crítica e contextualizada da Psicologia Escolar enfatiza que o psicólogo escolar deve intervir de forma ampla com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem do aluno, incluindo a própria escola, os profissionais e toda a comunidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300475 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539201502031023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606497783808 |