Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pansera,Simone Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valentini,Nadia Cristina, Souza,Mariele Santayana de, Berleze,Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200313
Resumo: Resumo A orientação motivacional é um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem. Este estudo investigou os níveis de orientação motivacional e as possíveis diferenças entre idade e sexo em 142 crianças de nove e 10 anos alunos de escolas públicas. A "Scale of Intrisic versus Extrinsic Orientation in Classroom" de Harter (1980) foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. A escala foi aplicada individualmente e lidaem voz alta pela pesquisadora para melhor compreensão da criança. Os resultados apontam para: (1) níveis moderados de motivação intrínseca em todas as dimensões investigadas; (2) semelhanças na orientação motivacional entre meninos e meninas; (3) semelhanças na orientação motivacional entre as idades. Os níveis moderados de motivação intrínseca apresentados indicam que as crianças deste estudo manifestam interesse nas tarefas e se envolvem com o processo de aprendizagem.
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