Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100009
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar crenças educacionais de professores do Ensino Fundamental e examinar seu padrão facilitador ou dificultador da aprendizagem dos alunos. Coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente, os resultados indicaram que os professores facilitadores diferenciaram-se dos dificultadores basicamente em: maior concordância com a noção de que as relações interpessoais e o desenvolvimento socioemocional e intelectual dos alunos estão associados; maior valorização das habilidades sociais como componente do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem acadêmica dos alunos; maior quantidade e diversidade de explicações, analisadas em termos de atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos alunos. Discutem-se as implicações dessas crenças sobre as ações docentes e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
id ABRAPEE-1_432d3b42d82344f4f2ed7de7cb0cdedb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000100009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagemDesempenho acadêmicoInteração professor-alunoExpectativa do professorO objetivo deste estudo foi identificar crenças educacionais de professores do Ensino Fundamental e examinar seu padrão facilitador ou dificultador da aprendizagem dos alunos. Coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente, os resultados indicaram que os professores facilitadores diferenciaram-se dos dificultadores basicamente em: maior concordância com a noção de que as relações interpessoais e o desenvolvimento socioemocional e intelectual dos alunos estão associados; maior valorização das habilidades sociais como componente do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem acadêmica dos alunos; maior quantidade e diversidade de explicações, analisadas em termos de atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos alunos. Discutem-se as implicações dessas crenças sobre as ações docentes e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100009Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva,Mirella Lopez Martini FernandesDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Desempenho acadêmico
Interação professor-aluno
Expectativa do professor
title_short Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_full Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_sort Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem
author Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
author_facet Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Interação professor-aluno
Expectativa do professor
topic Desempenho acadêmico
Interação professor-aluno
Expectativa do professor
description O objetivo deste estudo foi identificar crenças educacionais de professores do Ensino Fundamental e examinar seu padrão facilitador ou dificultador da aprendizagem dos alunos. Coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente, os resultados indicaram que os professores facilitadores diferenciaram-se dos dificultadores basicamente em: maior concordância com a noção de que as relações interpessoais e o desenvolvimento socioemocional e intelectual dos alunos estão associados; maior valorização das habilidades sociais como componente do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem acadêmica dos alunos; maior quantidade e diversidade de explicações, analisadas em termos de atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos alunos. Discutem-se as implicações dessas crenças sobre as ações docentes e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605251026944