MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,Fabiana Luiza de Rezende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Danielle Sousa da, Barbosa-Andrade,Franciene Soares, Silva,Daniele Nunes Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100307
Resumo: RESUMO Fundamentado nos princípios da psicologia histórico-cultural, em especial, nos estudos de defectologia de Vigotski, este trabalho objetivou identificar as mediações semióticas emergentes entre professor-alunos e aluno-aluno (com e sem deficiência) em uma atividade colaborativa em sala de aula inclusiva. Analisou-se o impacto dessas mediações para o desenvolvimento dos alunos, (no processo de construção de conhecimento. O estudo foi desenvolvido a partir de uma análise microgenética, com a análise de um episódio de pesquisa videogravado em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental. O referido episódio envolveu uma aluna com síndrome de Down, uma aluna regular e uma professora. Na análise, originais formas de compreensão e significação do conhecimento emergiram com base nas trocas pedagógicas entre esses atores.
id ABRAPEE-1_5346e3cd893eb7ab8236c559fa5a3c04
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100307
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVASmediaçãoconstrução de conhecimentoinclusãoRESUMO Fundamentado nos princípios da psicologia histórico-cultural, em especial, nos estudos de defectologia de Vigotski, este trabalho objetivou identificar as mediações semióticas emergentes entre professor-alunos e aluno-aluno (com e sem deficiência) em uma atividade colaborativa em sala de aula inclusiva. Analisou-se o impacto dessas mediações para o desenvolvimento dos alunos, (no processo de construção de conhecimento. O estudo foi desenvolvido a partir de uma análise microgenética, com a análise de um episódio de pesquisa videogravado em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental. O referido episódio envolveu uma aluna com síndrome de Down, uma aluna regular e uma professora. Na análise, originais formas de compreensão e significação do conhecimento emergiram com base nas trocas pedagógicas entre esses atores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100307Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020193222info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,Fabiana Luiza de RezendeSilva,Danielle Sousa daBarbosa-Andrade,Franciene SoaresSilva,Daniele Nunes Henriquepor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100307Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
title MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
spellingShingle MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
Mendonça,Fabiana Luiza de Rezende
mediação
construção de conhecimento
inclusão
title_short MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
title_full MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
title_fullStr MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
title_full_unstemmed MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
title_sort MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS INCLUSIVAS
author Mendonça,Fabiana Luiza de Rezende
author_facet Mendonça,Fabiana Luiza de Rezende
Silva,Danielle Sousa da
Barbosa-Andrade,Franciene Soares
Silva,Daniele Nunes Henrique
author_role author
author2 Silva,Danielle Sousa da
Barbosa-Andrade,Franciene Soares
Silva,Daniele Nunes Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,Fabiana Luiza de Rezende
Silva,Danielle Sousa da
Barbosa-Andrade,Franciene Soares
Silva,Daniele Nunes Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv mediação
construção de conhecimento
inclusão
topic mediação
construção de conhecimento
inclusão
description RESUMO Fundamentado nos princípios da psicologia histórico-cultural, em especial, nos estudos de defectologia de Vigotski, este trabalho objetivou identificar as mediações semióticas emergentes entre professor-alunos e aluno-aluno (com e sem deficiência) em uma atividade colaborativa em sala de aula inclusiva. Analisou-se o impacto dessas mediações para o desenvolvimento dos alunos, (no processo de construção de conhecimento. O estudo foi desenvolvido a partir de uma análise microgenética, com a análise de um episódio de pesquisa videogravado em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental. O referido episódio envolveu uma aluna com síndrome de Down, uma aluna regular e uma professora. Na análise, originais formas de compreensão e significação do conhecimento emergiram com base nas trocas pedagógicas entre esses atores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100307
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020193222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607368101888