DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602 |
Resumo: | RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar. |
id |
ABRAPEE-1_53471ffb3ec8084b039bcb656edbd002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100602 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLARPsicologia Escolarfracasso escolarintervenção psicológicaRESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020202089info:eu-repo/semantics/openAccessLottermann,FernandaOliveira-Menegotto,Lisiane Machado deAndrade,Pâmela Fabíola depor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100602Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
title |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
spellingShingle |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR Lottermann,Fernanda Psicologia Escolar fracasso escolar intervenção psicológica |
title_short |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_full |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_fullStr |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_sort |
DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
author |
Lottermann,Fernanda |
author_facet |
Lottermann,Fernanda Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de Andrade,Pâmela Fabíola de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de Andrade,Pâmela Fabíola de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lottermann,Fernanda Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de Andrade,Pâmela Fabíola de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar fracasso escolar intervenção psicológica |
topic |
Psicologia Escolar fracasso escolar intervenção psicológica |
description |
RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020202089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607493931008 |