DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lottermann,Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de, Andrade,Pâmela Fabíola de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602
Resumo: RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.
id ABRAPEE-1_53471ffb3ec8084b039bcb656edbd002
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100602
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLARPsicologia Escolarfracasso escolarintervenção psicológicaRESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020202089info:eu-repo/semantics/openAccessLottermann,FernandaOliveira-Menegotto,Lisiane Machado deAndrade,Pâmela Fabíola depor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100602Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
title DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
spellingShingle DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Lottermann,Fernanda
Psicologia Escolar
fracasso escolar
intervenção psicológica
title_short DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
title_full DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
title_fullStr DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
title_full_unstemmed DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
title_sort DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
author Lottermann,Fernanda
author_facet Lottermann,Fernanda
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
Andrade,Pâmela Fabíola de
author_role author
author2 Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
Andrade,Pâmela Fabíola de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lottermann,Fernanda
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
Andrade,Pâmela Fabíola de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
fracasso escolar
intervenção psicológica
topic Psicologia Escolar
fracasso escolar
intervenção psicológica
description RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020202089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607493931008