CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes-Ribeiro,Jaqueline Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Urnau,Lilian Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100307
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo caracterizar e sistematizar a produção científica da pós-graduação stricto sensu Brasileira em Psicologia sobre jovens no Ensino Superior, elaborada no período de 2008 a 2017. O estado do conhecimento foi realizado por meio de buscas por palavras-chave no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionados 78 trabalhos, cujas informações, obtidas por meio da leitura dos resumos, foram tabuladas em planilhas Excel e analisadas quantitativamente, considerando-se: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos e g) temáticas estudadas. Dentre os resultados, destacam-se que: os estudos advêm majoritariamente da região sudeste; há um maior número de produções entre os anos de 2013 e 2017 e de pesquisas qualitativas. No que se refere às temáticas, predominam estudos sobre a saúde dos jovens e sobre significações diante das políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.
id ABRAPEE-1_6013c6fbb37fd798a999cce62682a6cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100307
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)jovensestudantes universitáriospesquisa bibliográficaRESUMO Este artigo tem como objetivo caracterizar e sistematizar a produção científica da pós-graduação stricto sensu Brasileira em Psicologia sobre jovens no Ensino Superior, elaborada no período de 2008 a 2017. O estado do conhecimento foi realizado por meio de buscas por palavras-chave no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionados 78 trabalhos, cujas informações, obtidas por meio da leitura dos resumos, foram tabuladas em planilhas Excel e analisadas quantitativamente, considerando-se: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos e g) temáticas estudadas. Dentre os resultados, destacam-se que: os estudos advêm majoritariamente da região sudeste; há um maior número de produções entre os anos de 2013 e 2017 e de pesquisas qualitativas. No que se refere às temáticas, predominam estudos sobre a saúde dos jovens e sobre significações diante das políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100307Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021228990info:eu-repo/semantics/openAccessPaes-Ribeiro,Jaqueline ReginaUrnau,Lilian Carolinepor2022-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100307Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-06-20T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
title CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
Paes-Ribeiro,Jaqueline Regina
jovens
estudantes universitários
pesquisa bibliográfica
title_short CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
title_full CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
title_sort CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS (2008-2017)
author Paes-Ribeiro,Jaqueline Regina
author_facet Paes-Ribeiro,Jaqueline Regina
Urnau,Lilian Caroline
author_role author
author2 Urnau,Lilian Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes-Ribeiro,Jaqueline Regina
Urnau,Lilian Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv jovens
estudantes universitários
pesquisa bibliográfica
topic jovens
estudantes universitários
pesquisa bibliográfica
description RESUMO Este artigo tem como objetivo caracterizar e sistematizar a produção científica da pós-graduação stricto sensu Brasileira em Psicologia sobre jovens no Ensino Superior, elaborada no período de 2008 a 2017. O estado do conhecimento foi realizado por meio de buscas por palavras-chave no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionados 78 trabalhos, cujas informações, obtidas por meio da leitura dos resumos, foram tabuladas em planilhas Excel e analisadas quantitativamente, considerando-se: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos e g) temáticas estudadas. Dentre os resultados, destacam-se que: os estudos advêm majoritariamente da região sudeste; há um maior número de produções entre os anos de 2013 e 2017 e de pesquisas qualitativas. No que se refere às temáticas, predominam estudos sobre a saúde dos jovens e sobre significações diante das políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100307
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021228990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607763415040