ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316 |
Resumo: | Resumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar. |
id |
ABRAPEE-1_84b9d5232a3e0f7a5f349cecc901fa35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572019000100316 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolarEducaçãoinclusãoindicadoresResumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019011819info:eu-repo/semantics/openAccessMenino-Mencia,Gislaine FerreiraBelancieri,Maria de FátimaSantos,Mônica Pereira dosCapellini,Vera Lucia Messias Fialhopor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100316Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-10-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
title |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
spellingShingle |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar Menino-Mencia,Gislaine Ferreira Educação inclusão indicadores |
title_short |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
title_full |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
title_fullStr |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
title_full_unstemmed |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
title_sort |
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar |
author |
Menino-Mencia,Gislaine Ferreira |
author_facet |
Menino-Mencia,Gislaine Ferreira Belancieri,Maria de Fátima Santos,Mônica Pereira dos Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Belancieri,Maria de Fátima Santos,Mônica Pereira dos Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menino-Mencia,Gislaine Ferreira Belancieri,Maria de Fátima Santos,Mônica Pereira dos Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusão indicadores |
topic |
Educação inclusão indicadores |
description |
Resumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392019011819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607300993024 |