Representações sociais de família por crianças na cidade de Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Fernanda Siqueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz,Fatima Maria Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300015
Resumo: A pesquisa compreendeu as representações sociais de família compartilhadas por 69 crianças, de 9 a 10 anos, alunos de escolas pública e privada, na cidade de Recife. A perspectiva teórica adotada foi a Teoria das Representações Sociais e a abordagem qualitativa plurimetodológica: questionários de associação livre e hierarquização de palavras; produção de desenho individual da família; e grupos focais. Nos resultados, analisados segundo Bardin e o software EVOC, acessamos o núcleo central das representações sociais de família ancoradas em sentidos positivados próximos ao modelo nuclear. Nos elementos periféricos nos dois contextos de pertença, emergiram múltiplos arranjos familiares e diferenciações funcionais: nas crianças da escola pública, sentidos de família objetivados no afeto e nas figuras de parentesco; e nas crianças da escola privada, sentidos de família idealizados em harmonia e paz, e vínculos afetivos estendidos aos amigos e aos animais de estimação, por vezes, considerados como integrantes da família.
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