"ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO

Bibliographic Details
Main Author: Rancan,Maristela
Publication Date: 2016
Other Authors: Giongo,Carmem Regina
Format: Article
Language: por
Source: Psicologia & Sociedade
Download full: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100135
Summary: Resumo O aumento das patologias relacionadas ao trabalho tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas para investigar as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a organização do trabalho na indústria metalmecânica e suas interfaces com a saúde mental dos trabalhadores. Orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho, a pesquisa teve um delineamento exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo oito trabalhadores residentes na região de Caxias do Sul-RS. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que a organização do trabalho metalúrgico é caracterizada por rígidos controles, por intensa produtividade, por excelência na qualidade e pela busca exaustiva por resultados. Conclui-se que estes elementos afetam significativamente a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os riscos e os danos à sua saúde.
id ABRAPSO-1_534f630ffac9125cf7f1c2973e22e46d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822016000100135
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade
spelling "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICOOrganização do TrabalhoPsicodinâmica do TrabalhoSaúde MentalMetalúrgicosResumo O aumento das patologias relacionadas ao trabalho tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas para investigar as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a organização do trabalho na indústria metalmecânica e suas interfaces com a saúde mental dos trabalhadores. Orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho, a pesquisa teve um delineamento exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo oito trabalhadores residentes na região de Caxias do Sul-RS. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que a organização do trabalho metalúrgico é caracterizada por rígidos controles, por intensa produtividade, por excelência na qualidade e pela busca exaustiva por resultados. Conclui-se que estes elementos afetam significativamente a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os riscos e os danos à sua saúde.Associação Brasileira de Psicologia Social2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100135Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016reponame:Psicologia & Sociedadeinstname:ABRAPSOinstacron:ABRAPSO10.1590/1807-03102015v28n1p135info:eu-repo/semantics/openAccessRancan,MaristelaGiongo,Carmem Reginapor2020-04-25T19:33:21Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php1807-0310opendoar:null2020-04-26 02:48:07.166Psicologia & Sociedade - ABRAPSOtrue
dc.title.none.fl_str_mv "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
title "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
spellingShingle "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
Rancan,Maristela
Organização do Trabalho
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Metalúrgicos
title_short "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
title_full "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
title_fullStr "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
title_full_unstemmed "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
title_sort "ELES DETERMINAM, NÓS PRODUZIMOS": SUBJETIVIDADES CAPTURADAS PELO TRABALHO METALMECÂNICO
author Rancan,Maristela
author_facet Rancan,Maristela
Giongo,Carmem Regina
author_role author
author2 Giongo,Carmem Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rancan,Maristela
Giongo,Carmem Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Organização do Trabalho
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Metalúrgicos
topic Organização do Trabalho
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Metalúrgicos
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo O aumento das patologias relacionadas ao trabalho tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas para investigar as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a organização do trabalho na indústria metalmecânica e suas interfaces com a saúde mental dos trabalhadores. Orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho, a pesquisa teve um delineamento exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo oito trabalhadores residentes na região de Caxias do Sul-RS. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que a organização do trabalho metalúrgico é caracterizada por rígidos controles, por intensa produtividade, por excelência na qualidade e pela busca exaustiva por resultados. Conclui-se que estes elementos afetam significativamente a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os riscos e os danos à sua saúde.
description Resumo O aumento das patologias relacionadas ao trabalho tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas para investigar as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a organização do trabalho na indústria metalmecânica e suas interfaces com a saúde mental dos trabalhadores. Orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho, a pesquisa teve um delineamento exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo oito trabalhadores residentes na região de Caxias do Sul-RS. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que a organização do trabalho metalúrgico é caracterizada por rígidos controles, por intensa produtividade, por excelência na qualidade e pela busca exaustiva por resultados. Conclui-se que estes elementos afetam significativamente a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os riscos e os danos à sua saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100135
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-03102015v28n1p135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016
reponame:Psicologia & Sociedade
instname:ABRAPSO
instacron:ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade
collection Psicologia & Sociedade
instname_str ABRAPSO
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade - ABRAPSO
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669940277985411072