OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100217 |
Resumo: | Resumo Objetivou-se compreender a experiência de ouvir vozes a partir das características e conteúdos das vozes, e das estratégias utilizadas por dezesseis ouvidores usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Se deu através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Evidenciou-se que as características e conteúdos das vozes podem ser determinantes das reações emocionais dos ouvidores frente à experiência, sendo mais difícil lidar com ela quando os conteúdos são negativos. Através das estratégias utilizadas pelos ouvidores, percebeu-se uma resistência ao modelo biomédico, mesmo dentro de um serviço de saúde mental. Conclui-se que há uma necessidade de se pensar outras possibilidades de recuperação para as pessoas que ouvem vozes, que deem conta da complexidade da experiência e que sejam condizentes com o modelo de atenção psicossocial. |
id |
ABRAPSO-1_a71f20644d6115b53e9a6eda0d826734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822020000100217 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTOSaúde mentalEsquizofreniaDesinstitucionalizaçãoResumo Objetivou-se compreender a experiência de ouvir vozes a partir das características e conteúdos das vozes, e das estratégias utilizadas por dezesseis ouvidores usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Se deu através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Evidenciou-se que as características e conteúdos das vozes podem ser determinantes das reações emocionais dos ouvidores frente à experiência, sendo mais difícil lidar com ela quando os conteúdos são negativos. Através das estratégias utilizadas pelos ouvidores, percebeu-se uma resistência ao modelo biomédico, mesmo dentro de um serviço de saúde mental. Conclui-se que há uma necessidade de se pensar outras possibilidades de recuperação para as pessoas que ouvem vozes, que deem conta da complexidade da experiência e que sejam condizentes com o modelo de atenção psicossocial.Associação Brasileira de Psicologia Social2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100217Psicologia & Sociedade v.32 2020reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2020v32219779info:eu-repo/semantics/openAccessCouto,Maria Laura de OliveiraKantorski,Luciane Pradopor2020-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822020000100217Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2020-05-28T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
title |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
spellingShingle |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO Couto,Maria Laura de Oliveira Saúde mental Esquizofrenia Desinstitucionalização |
title_short |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
title_full |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
title_fullStr |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
title_full_unstemmed |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
title_sort |
OUVIDORES DE VOZES DE UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: CARACTERÍSTICAS DAS VOZES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO |
author |
Couto,Maria Laura de Oliveira |
author_facet |
Couto,Maria Laura de Oliveira Kantorski,Luciane Prado |
author_role |
author |
author2 |
Kantorski,Luciane Prado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto,Maria Laura de Oliveira Kantorski,Luciane Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Esquizofrenia Desinstitucionalização |
topic |
Saúde mental Esquizofrenia Desinstitucionalização |
description |
Resumo Objetivou-se compreender a experiência de ouvir vozes a partir das características e conteúdos das vozes, e das estratégias utilizadas por dezesseis ouvidores usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Se deu através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Evidenciou-se que as características e conteúdos das vozes podem ser determinantes das reações emocionais dos ouvidores frente à experiência, sendo mais difícil lidar com ela quando os conteúdos são negativos. Através das estratégias utilizadas pelos ouvidores, percebeu-se uma resistência ao modelo biomédico, mesmo dentro de um serviço de saúde mental. Conclui-se que há uma necessidade de se pensar outras possibilidades de recuperação para as pessoas que ouvem vozes, que deem conta da complexidade da experiência e que sejam condizentes com o modelo de atenção psicossocial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100217 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2020v32219779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.32 2020 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212536049205248 |