Fatores associados ao estado nutricional de escolares de 7 a 10 anos: aspectos sociodemográficos, de consumo alimentar e estado nutricional dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo,Carla de O.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pudla,Kátia J., Longo,Giana Z., Vasconcelos,Francisco de A. G. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000300018
Resumo: OBJETIVO: Estimar a prevalência de sobrepeso/obesidade em escolares e investigar sua associação com o estado nutricional dos pais, fatores sociodemográficos e de consumo alimentar. MÉTODO: Estudo transversal realizado com 1.223 escolares de 7 a 10 anos de Florianópolis, SC. Foram coletados dados socioeconômicos e medidas antropométricas autorreferidas dos pais, e medidas antropométricas diretas e de consumo alimentar do dia anterior dos escolares. O diagnóstico nutricional dos escolares foi definido a partir do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade e sexo de acordo com dados de referência da Organização Mundial de Saúde (2007) e o dos pais segundo os pontos de corte do IMC também da Organização Mundial de Saúde (1995). Realizou-se análise bivariada e multivariada por meio da regressão de Poisson. RESULTADOS: Prevalência de sobrepeso/obesidade de 36,2% nos meninos e 32,7% nas meninas. Nos pais e mães a prevalência foi de, respectivamente, 56,3% e 27,5%. Dos fatores investigados, no modelo final permaneceram associados ao sobrepeso/obesidade nos escolares o estado nutricional das mães (p = 0,001) e dos pais (p = 0,050). A prevalência de sobrepeso/obesidade foi 1,58 vezes maior em escolares com mães e 1,41 vezes maior em escolares com pais com sobrepeso/obesidade, quando comparados a mães e pais sem o problema. CONCLUSÃO: Observou-se elevada prevalência de sobrepeso/obesidade nos escolares, e esta se associou ao estado nutricional de pais e mães. Isso evidencia a necessidade de ações de prevenção do ganho excessivo de peso ainda na infância que atuem também no ambiente familiar do escolar, a fim de reduzir a obesidade neste grupo populacional.
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