Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453 |
Resumo: | RESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes. |
id |
ABRASCO-1_d8f3bd10a5e74c044fb782a750ab97b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-790X2020000100453 |
network_acronym_str |
ABRASCO-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, BrasilExercícioTransportesSistemas de informação geográficaInstituições acadêmicasAdolescenteRESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453Revista Brasileira de Epidemiologia v.23 2020reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1980-549720200065info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alexandre Augusto de PaulaLopes,Adalberto Aparecido dos SantosSilva,Jeruza Sech BuckPrado,Crisley VanessaReis,Rodrigo Siqueirapor2020-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2020000100453Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2020-07-06T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
title |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
spellingShingle |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil Silva,Alexandre Augusto de Paula Exercício Transportes Sistemas de informação geográfica Instituições acadêmicas Adolescente |
title_short |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
title_full |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
title_fullStr |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
title_full_unstemmed |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
title_sort |
Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil |
author |
Silva,Alexandre Augusto de Paula |
author_facet |
Silva,Alexandre Augusto de Paula Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos Silva,Jeruza Sech Buck Prado,Crisley Vanessa Reis,Rodrigo Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos Silva,Jeruza Sech Buck Prado,Crisley Vanessa Reis,Rodrigo Siqueira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Alexandre Augusto de Paula Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos Silva,Jeruza Sech Buck Prado,Crisley Vanessa Reis,Rodrigo Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Transportes Sistemas de informação geográfica Instituições acadêmicas Adolescente |
topic |
Exercício Transportes Sistemas de informação geográfica Instituições acadêmicas Adolescente |
description |
RESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-549720200065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Epidemiologia v.23 2020 reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
collection |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revbrepi@usp.br |
_version_ |
1754212956362506240 |