A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villagelim,Andréa Siliveste Brasil
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Prado,Shirley Donizete, Freitas,Ricardo Ferreira, Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares, Cruz,Claudia Olsieski da, Klotz,Juliana, Freire,Gesseldo de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014
Resumo: Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.
id ABRASCO-2_a545820b598523b2927ce36d76a36d1f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232012000300014
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudávelPráticas alimentaresAlimentação saudávelComunicaçãoPublicidadeConsumoCulturaNeste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000300014info:eu-repo/semantics/openAccessVillagelim,Andréa Siliveste BrasilPrado,Shirley DonizeteFreitas,Ricardo FerreiraCarvalho,Maria Claudia da Veiga SoaresCruz,Claudia Olsieski daKlotz,JulianaFreire,Gesseldo de Britopor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000300014Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-03-23T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
title A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
spellingShingle A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
Villagelim,Andréa Siliveste Brasil
Práticas alimentares
Alimentação saudável
Comunicação
Publicidade
Consumo
Cultura
title_short A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
title_full A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
title_fullStr A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
title_full_unstemmed A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
title_sort A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
author Villagelim,Andréa Siliveste Brasil
author_facet Villagelim,Andréa Siliveste Brasil
Prado,Shirley Donizete
Freitas,Ricardo Ferreira
Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares
Cruz,Claudia Olsieski da
Klotz,Juliana
Freire,Gesseldo de Brito
author_role author
author2 Prado,Shirley Donizete
Freitas,Ricardo Ferreira
Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares
Cruz,Claudia Olsieski da
Klotz,Juliana
Freire,Gesseldo de Brito
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villagelim,Andréa Siliveste Brasil
Prado,Shirley Donizete
Freitas,Ricardo Ferreira
Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares
Cruz,Claudia Olsieski da
Klotz,Juliana
Freire,Gesseldo de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas alimentares
Alimentação saudável
Comunicação
Publicidade
Consumo
Cultura
topic Práticas alimentares
Alimentação saudável
Comunicação
Publicidade
Consumo
Cultura
description Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232012000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213032284651520