Desenvolvimento moral em formandos de um curso de odontologia: uma avaliação construtivista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000200023 |
Resumo: | O desenvolvimento moral de formandos de um curso de odontologia foi analisado a partir de um modelo construtivista. Foi apresentado aos alunos um dilema de fundo moral a ser resolvido. Por meio de entrevistas, estabeleceu-se a qualificação dos alunos em um dos cinco níveis de desenvolvimento moral. Os resultados mostram que: a) 66% dos formandos estão nos dois primeiros estágios de desenvolvimento moral, onde não há capacidade de relativizar situações e dilemas morais, ou estes são resolvidos na lógica de interesse pessoal; b) o reconhecimento de que normas e valores morais podem ser relativizados e devem ser orientados para o bem comum foi atingido por menos de 10% dos entrevistados; c) os valores de lei prevaleceram aos de vida para a maioria; d) o conjunto de valores que orientou a escolha do dilema foi majoritariamente definido pela busca de recompensa e a preocupação com a própria reputação. Foram discutidas as potenciais conseqüências deste perfil de desenvolvimento moral sobre a odontologia, as relações éticas do cotidiano da prática profissional, e a incapacidade dos cursos em resolver este problema, considerado fundamental para uma reorientação do perfil de recursos humanos necessário ao País: o de um dentista com boa capacidade técnica e responsabilidade social. |
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