Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scotti,Américo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista soldagem & inspeção (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242017000300300
Resumo: Resumo Aulas práticas são de fundamental importância em cursos de engenharia, para que os estudantes se sintam expostos a uma atmosfera real da aplicação dos conhecimentos teóricos. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o apoio audiovisual às aulas práticas pode melhorar a eficácia das mesmas, tanto por facilitar os docentes como por fomentar o alcance do aprendizado por parte dos estudantes. Implantado pelo autor em disciplinas de soldagem no curso de engenharia mecânica da UFU em nível de pós-graduação, a iniciativa visou tornar as aulas menos trabalhosas para os instrutores, pelo melhor aproveitamento de tempo e recursos laboratoriais, sem tirar a atratividade para os alunos. Sempre procurando garantir a participação ativa dos estudantes durante as práticas, para não se tornarem apenas espectadores durante a execução dos experimentos, os alunos são encorajados inicialmente a conhecer e praticar atividades nos laboratórios. Em seguida, se emprega o artifício do apoio audiovisual somente em substituição a atividades repetitivas e passivas. São apresentados 2 exemplos de aplicação, com ênfase na formação (verificação de fenômenos físicos e conceitos teóricos) e informação (apresentação de técnicas e procedimentos laboratoriais). Conclui-se que os objetivos desta abordagem foram alcançados, mas que a avalição do efeito sobre o aprendizado só será possível ao longo dos anos de aplicação do método.
id ABS-1_575f7b2e295cd0cbdc5785ab16d7f369
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-92242017000300300
network_acronym_str ABS-1
network_name_str Revista soldagem & inspeção (Online)
repository_id_str
spelling Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não PassivaAulas práticasAulas assistida por audiovisualAprendizadoResumo Aulas práticas são de fundamental importância em cursos de engenharia, para que os estudantes se sintam expostos a uma atmosfera real da aplicação dos conhecimentos teóricos. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o apoio audiovisual às aulas práticas pode melhorar a eficácia das mesmas, tanto por facilitar os docentes como por fomentar o alcance do aprendizado por parte dos estudantes. Implantado pelo autor em disciplinas de soldagem no curso de engenharia mecânica da UFU em nível de pós-graduação, a iniciativa visou tornar as aulas menos trabalhosas para os instrutores, pelo melhor aproveitamento de tempo e recursos laboratoriais, sem tirar a atratividade para os alunos. Sempre procurando garantir a participação ativa dos estudantes durante as práticas, para não se tornarem apenas espectadores durante a execução dos experimentos, os alunos são encorajados inicialmente a conhecer e praticar atividades nos laboratórios. Em seguida, se emprega o artifício do apoio audiovisual somente em substituição a atividades repetitivas e passivas. São apresentados 2 exemplos de aplicação, com ênfase na formação (verificação de fenômenos físicos e conceitos teóricos) e informação (apresentação de técnicas e procedimentos laboratoriais). Conclui-se que os objetivos desta abordagem foram alcançados, mas que a avalição do efeito sobre o aprendizado só será possível ao longo dos anos de aplicação do método.Associação Brasileira de Soldagem2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242017000300300Soldagem & Inspeção v.22 n.3 2017reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/0104-9224/si2203.07info:eu-repo/semantics/openAccessScotti,Américopor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242017000300300Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2017-12-01T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
title Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
spellingShingle Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
Scotti,Américo
Aulas práticas
Aulas assistida por audiovisual
Aprendizado
title_short Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
title_full Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
title_fullStr Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
title_full_unstemmed Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
title_sort Aumento da Eficácia do Aprendizado de Soldagem por Aulas Práticas Assistidas por Audiovisual de Forma Não Passiva
author Scotti,Américo
author_facet Scotti,Américo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scotti,Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas práticas
Aulas assistida por audiovisual
Aprendizado
topic Aulas práticas
Aulas assistida por audiovisual
Aprendizado
description Resumo Aulas práticas são de fundamental importância em cursos de engenharia, para que os estudantes se sintam expostos a uma atmosfera real da aplicação dos conhecimentos teóricos. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o apoio audiovisual às aulas práticas pode melhorar a eficácia das mesmas, tanto por facilitar os docentes como por fomentar o alcance do aprendizado por parte dos estudantes. Implantado pelo autor em disciplinas de soldagem no curso de engenharia mecânica da UFU em nível de pós-graduação, a iniciativa visou tornar as aulas menos trabalhosas para os instrutores, pelo melhor aproveitamento de tempo e recursos laboratoriais, sem tirar a atratividade para os alunos. Sempre procurando garantir a participação ativa dos estudantes durante as práticas, para não se tornarem apenas espectadores durante a execução dos experimentos, os alunos são encorajados inicialmente a conhecer e praticar atividades nos laboratórios. Em seguida, se emprega o artifício do apoio audiovisual somente em substituição a atividades repetitivas e passivas. São apresentados 2 exemplos de aplicação, com ênfase na formação (verificação de fenômenos físicos e conceitos teóricos) e informação (apresentação de técnicas e procedimentos laboratoriais). Conclui-se que os objetivos desta abordagem foram alcançados, mas que a avalição do efeito sobre o aprendizado só será possível ao longo dos anos de aplicação do método.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242017000300300
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242017000300300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-9224/si2203.07
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
dc.source.none.fl_str_mv Soldagem & Inspeção v.22 n.3 2017
reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)
instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron:ABS
instname_str Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron_str ABS
institution ABS
reponame_str Revista soldagem & inspeção (Online)
collection Revista soldagem & inspeção (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista-si@abs-soldagem.org.br
_version_ 1754213003912282112