Inovação de produtos em pequenas indústrias de laticínios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/226 |
Resumo: | A inovação de produtos tem merecido atenção especial nos últimos tempos, tanto do meio acadêmico como empresarial. Isso se deve, em parte, ao reconhecimento de que essa pode ser uma importante fonte de vantagem competitiva para as empresas. Outro estímulo tem sido a exigência cada vez maior dos consumidores por novidades. O presente trabalho estuda o processo de inovação de produtos em indústrias de laticínios, mais especificamente nas de pequeno porte, voltadas para os consumidores de baixa renda. Esse segmento tem tido uma participação cada vez maior no mercado de consumo e atender às suas necessidades se torna algo fundamental para as empresas. O trabalho contou com entrevistas em profundidade junto aos principais gestores de três empresas da região centro-oeste de Minas Gerais, quando foram obtidas informações a respeito do setor e do processo de inovação. Os resultados apontam que, apesar de reconhecerem a importância da inovação, as empresas não possuem processos padronizados para inovação de produtos, muitas vezes se baseando na informalidade, o que pode comprometer os resultados dessa atividade, prejudicando a aprendizagem organizacional e a inovação em uma base contínua. |
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Inovação de produtos em pequenas indústrias de laticíniosA inovação de produtos tem merecido atenção especial nos últimos tempos, tanto do meio acadêmico como empresarial. Isso se deve, em parte, ao reconhecimento de que essa pode ser uma importante fonte de vantagem competitiva para as empresas. Outro estímulo tem sido a exigência cada vez maior dos consumidores por novidades. O presente trabalho estuda o processo de inovação de produtos em indústrias de laticínios, mais especificamente nas de pequeno porte, voltadas para os consumidores de baixa renda. Esse segmento tem tido uma participação cada vez maior no mercado de consumo e atender às suas necessidades se torna algo fundamental para as empresas. O trabalho contou com entrevistas em profundidade junto aos principais gestores de três empresas da região centro-oeste de Minas Gerais, quando foram obtidas informações a respeito do setor e do processo de inovação. Os resultados apontam que, apesar de reconhecerem a importância da inovação, as empresas não possuem processos padronizados para inovação de produtos, muitas vezes se baseando na informalidade, o que pode comprometer os resultados dessa atividade, prejudicando a aprendizagem organizacional e a inovação em uma base contínua.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualLeite, Ramon SilvaPinto, Marcelo de Rezende2014-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/22610.7198/geintec.v4i2.226Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 744-7632237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/226/427info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/226Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:29.991Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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