Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Rafaela Lora
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira, Cláudia Braga Jacques Foss, Antunes, Adelaide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/604
Resumo: O mercado de energia está vivendo uma fase de grande dinamismo, com investimentos crescentes no que concerne ao uso de fontes de energia renováveis e em “inteligência energética” (informação, conhecimento e conservação de energia). Tudo isso está ocorrendo paralelo às pesquisas tecnológicas e aos novos investimentos em negócios envolvendo tais fontes de energia. Sendo assim, este artigo busca apresentar um panorama do etanol, usado como fonte alternativa de energia ao petróleo. Neste estudo a prospecção tecnológica será utilizada, destacando-se a importância da propriedade intelectual, no que diz respeito às patentes, seu objeto e principais depositantes, de forma a revelar o cenário atual do setor. A prospecção tecnológica, e sua análise, identificaram o compartilhamento de interesses entre os principais países depositantes de documentos de patente no setor de energias renováveis no mundo, a saber: Estados Unidos, Japão, Alemanha e China. A metodologia empregada permitiu a avaliação da distribuição dos depósitos de documentos de patente ao longo do tempo, a identificação dos principais atores atuando no setor e a real situação do Brasil, no campo das energias renováveis, particularmente o etanol, em relação ao restante do mundo.  
id AESPI-1_9d05b82d1351c13639735f324f54989c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológicaO mercado de energia está vivendo uma fase de grande dinamismo, com investimentos crescentes no que concerne ao uso de fontes de energia renováveis e em “inteligência energética” (informação, conhecimento e conservação de energia). Tudo isso está ocorrendo paralelo às pesquisas tecnológicas e aos novos investimentos em negócios envolvendo tais fontes de energia. Sendo assim, este artigo busca apresentar um panorama do etanol, usado como fonte alternativa de energia ao petróleo. Neste estudo a prospecção tecnológica será utilizada, destacando-se a importância da propriedade intelectual, no que diz respeito às patentes, seu objeto e principais depositantes, de forma a revelar o cenário atual do setor. A prospecção tecnológica, e sua análise, identificaram o compartilhamento de interesses entre os principais países depositantes de documentos de patente no setor de energias renováveis no mundo, a saber: Estados Unidos, Japão, Alemanha e China. A metodologia empregada permitiu a avaliação da distribuição dos depósitos de documentos de patente ao longo do tempo, a identificação dos principais atores atuando no setor e a real situação do Brasil, no campo das energias renováveis, particularmente o etanol, em relação ao restante do mundo.  API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualGrando, Rafaela Lorade Oliveira, Cláudia Braga Jacques FossAntunes, Adelaide Maria2015-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/60410.7198/geintec.v5i4.604Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 4 (2015); 2604-26182237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/604/611http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/604/80info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:47.754Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
title Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
spellingShingle Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
Grando, Rafaela Lora
title_short Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
title_full Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
title_fullStr Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
title_full_unstemmed Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
title_sort Panorama do etanol utilizando prospecção tecnológica
author Grando, Rafaela Lora
author_facet Grando, Rafaela Lora
de Oliveira, Cláudia Braga Jacques Foss
Antunes, Adelaide Maria
author_role author
author2 de Oliveira, Cláudia Braga Jacques Foss
Antunes, Adelaide Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Rafaela Lora
de Oliveira, Cláudia Braga Jacques Foss
Antunes, Adelaide Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O mercado de energia está vivendo uma fase de grande dinamismo, com investimentos crescentes no que concerne ao uso de fontes de energia renováveis e em “inteligência energética” (informação, conhecimento e conservação de energia). Tudo isso está ocorrendo paralelo às pesquisas tecnológicas e aos novos investimentos em negócios envolvendo tais fontes de energia. Sendo assim, este artigo busca apresentar um panorama do etanol, usado como fonte alternativa de energia ao petróleo. Neste estudo a prospecção tecnológica será utilizada, destacando-se a importância da propriedade intelectual, no que diz respeito às patentes, seu objeto e principais depositantes, de forma a revelar o cenário atual do setor. A prospecção tecnológica, e sua análise, identificaram o compartilhamento de interesses entre os principais países depositantes de documentos de patente no setor de energias renováveis no mundo, a saber: Estados Unidos, Japão, Alemanha e China. A metodologia empregada permitiu a avaliação da distribuição dos depósitos de documentos de patente ao longo do tempo, a identificação dos principais atores atuando no setor e a real situação do Brasil, no campo das energias renováveis, particularmente o etanol, em relação ao restante do mundo.  
description O mercado de energia está vivendo uma fase de grande dinamismo, com investimentos crescentes no que concerne ao uso de fontes de energia renováveis e em “inteligência energética” (informação, conhecimento e conservação de energia). Tudo isso está ocorrendo paralelo às pesquisas tecnológicas e aos novos investimentos em negócios envolvendo tais fontes de energia. Sendo assim, este artigo busca apresentar um panorama do etanol, usado como fonte alternativa de energia ao petróleo. Neste estudo a prospecção tecnológica será utilizada, destacando-se a importância da propriedade intelectual, no que diz respeito às patentes, seu objeto e principais depositantes, de forma a revelar o cenário atual do setor. A prospecção tecnológica, e sua análise, identificaram o compartilhamento de interesses entre os principais países depositantes de documentos de patente no setor de energias renováveis no mundo, a saber: Estados Unidos, Japão, Alemanha e China. A metodologia empregada permitiu a avaliação da distribuição dos depósitos de documentos de patente ao longo do tempo, a identificação dos principais atores atuando no setor e a real situação do Brasil, no campo das energias renováveis, particularmente o etanol, em relação ao restante do mundo.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/604
10.7198/geintec.v5i4.604
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/604
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i4.604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/604/611
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/604/80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 4 (2015); 2604-2618
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144493408256