Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Sergiane de Jesus Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Angela Maria Correa Mouzinho, Maciel, Adeilton Pereira, Mendonça, Caritas de Jesus Silva, Nunes, Gilvanda Silva, Silva, Fernando Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/887
Resumo: No intuito de melhorar as condições ambientais, como redução de gases tóxicos provenientes de combustíveis fósseis, a produção de biodiesel no Brasil vem aumentando desde 2008 com 2% a 7% de adição do biodiesel ao diesel mineral, o que proporciona um aumento na produção do glicerol bruto que sai dos reatores de produção junto com o biodiesel. A produção de éteres de glicerol com aplicação para aditivos para combustível é uma alternativa promissora para valorizar este subproduto. Este trabalho aborda a prospecção tecnológica sobre reações de eterificação do glicerol na presença de álcoois utilizando catalisadores ácidos e líquidos iônicos. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO), Derwent Innovations Index e World Intellectual Property Organization (WIPO). A pesquisa foi realizada de novembro de 2015 a janeiro de 2016, caracterizando um estudo documental. Foi possível observar que o código de classificação C07 estava presentes em todos os termos usados na busca, e que o WIPO é o escritório de patentes com maior número de depósitos, enquanto que o INPI apresenta menor número, o que indica a necessidade da realização de mais estudos acerca desse tema em nosso País, haja vista que se trata de uma das políticas energéticas governamentais. 
id AESPI-1_b4c950bc49b6fa06f27dbc773bb139f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/887
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Eterificação do glicerol: uma Prospecção TecnológicaNo intuito de melhorar as condições ambientais, como redução de gases tóxicos provenientes de combustíveis fósseis, a produção de biodiesel no Brasil vem aumentando desde 2008 com 2% a 7% de adição do biodiesel ao diesel mineral, o que proporciona um aumento na produção do glicerol bruto que sai dos reatores de produção junto com o biodiesel. A produção de éteres de glicerol com aplicação para aditivos para combustível é uma alternativa promissora para valorizar este subproduto. Este trabalho aborda a prospecção tecnológica sobre reações de eterificação do glicerol na presença de álcoois utilizando catalisadores ácidos e líquidos iônicos. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO), Derwent Innovations Index e World Intellectual Property Organization (WIPO). A pesquisa foi realizada de novembro de 2015 a janeiro de 2016, caracterizando um estudo documental. Foi possível observar que o código de classificação C07 estava presentes em todos os termos usados na busca, e que o WIPO é o escritório de patentes com maior número de depósitos, enquanto que o INPI apresenta menor número, o que indica a necessidade da realização de mais estudos acerca desse tema em nosso País, haja vista que se trata de uma das políticas energéticas governamentais. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMendonça, Sergiane de Jesus RochaSantos, Angela Maria Correa MouzinhoMaciel, Adeilton PereiraMendonça, Caritas de Jesus SilvaNunes, Gilvanda SilvaSilva, Fernando Carvalho2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/88710.7198/geintec.v7i2.887Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 2 (2017); 3812-38232237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/887/803info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/887Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:21.977Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
title Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
spellingShingle Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
Mendonça, Sergiane de Jesus Rocha
title_short Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
title_full Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
title_fullStr Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
title_full_unstemmed Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
title_sort Eterificação do glicerol: uma Prospecção Tecnológica
author Mendonça, Sergiane de Jesus Rocha
author_facet Mendonça, Sergiane de Jesus Rocha
Santos, Angela Maria Correa Mouzinho
Maciel, Adeilton Pereira
Mendonça, Caritas de Jesus Silva
Nunes, Gilvanda Silva
Silva, Fernando Carvalho
author_role author
author2 Santos, Angela Maria Correa Mouzinho
Maciel, Adeilton Pereira
Mendonça, Caritas de Jesus Silva
Nunes, Gilvanda Silva
Silva, Fernando Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Sergiane de Jesus Rocha
Santos, Angela Maria Correa Mouzinho
Maciel, Adeilton Pereira
Mendonça, Caritas de Jesus Silva
Nunes, Gilvanda Silva
Silva, Fernando Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv No intuito de melhorar as condições ambientais, como redução de gases tóxicos provenientes de combustíveis fósseis, a produção de biodiesel no Brasil vem aumentando desde 2008 com 2% a 7% de adição do biodiesel ao diesel mineral, o que proporciona um aumento na produção do glicerol bruto que sai dos reatores de produção junto com o biodiesel. A produção de éteres de glicerol com aplicação para aditivos para combustível é uma alternativa promissora para valorizar este subproduto. Este trabalho aborda a prospecção tecnológica sobre reações de eterificação do glicerol na presença de álcoois utilizando catalisadores ácidos e líquidos iônicos. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO), Derwent Innovations Index e World Intellectual Property Organization (WIPO). A pesquisa foi realizada de novembro de 2015 a janeiro de 2016, caracterizando um estudo documental. Foi possível observar que o código de classificação C07 estava presentes em todos os termos usados na busca, e que o WIPO é o escritório de patentes com maior número de depósitos, enquanto que o INPI apresenta menor número, o que indica a necessidade da realização de mais estudos acerca desse tema em nosso País, haja vista que se trata de uma das políticas energéticas governamentais. 
description No intuito de melhorar as condições ambientais, como redução de gases tóxicos provenientes de combustíveis fósseis, a produção de biodiesel no Brasil vem aumentando desde 2008 com 2% a 7% de adição do biodiesel ao diesel mineral, o que proporciona um aumento na produção do glicerol bruto que sai dos reatores de produção junto com o biodiesel. A produção de éteres de glicerol com aplicação para aditivos para combustível é uma alternativa promissora para valorizar este subproduto. Este trabalho aborda a prospecção tecnológica sobre reações de eterificação do glicerol na presença de álcoois utilizando catalisadores ácidos e líquidos iônicos. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO), Derwent Innovations Index e World Intellectual Property Organization (WIPO). A pesquisa foi realizada de novembro de 2015 a janeiro de 2016, caracterizando um estudo documental. Foi possível observar que o código de classificação C07 estava presentes em todos os termos usados na busca, e que o WIPO é o escritório de patentes com maior número de depósitos, enquanto que o INPI apresenta menor número, o que indica a necessidade da realização de mais estudos acerca desse tema em nosso País, haja vista que se trata de uma das políticas energéticas governamentais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/887
10.7198/geintec.v7i2.887
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/887
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v7i2.887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/887/803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 2 (2017); 3812-3823
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143769890816