Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tatiana Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinese, José Paulo Peccinini, Celligoi, André, Yabe, Maria Josefa Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6949
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar os riscos ambientais para a saúde humana, através da caracterização da qualidade das águas do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG), nos municípios pertencentes a Regional de Saúde de Cornélio Procópio (RSCP). As amostras coletadas das águas do SASG foram analisadas pelas técnicas da Espectrometria de Massa com Fonte de Plasma Indutivamente Acoplado, Espectrometria de Absorção Atômica e fotometria de chama. As águas do SASG em alguns poços apresentaram valores de pH, Ferro e Selênio, acima do valor máximo permitido (VMP) pela legislação brasileira.Os elementos químicos Arsênio e Chumbo apresentaram valores próximos do VMP. A maioria dos resultados hidrogeoquímicos das águas do SASG, estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação para consumo humano. Contudo, mesmo o restante dos elementos apresentando concentrações baixas, há que se considerar o tempo de exposição, e a condição da saúde das pessoas expostas.
id ANPEGE-1_7feec8a392dbcdf1ffcf12aa28cc5357
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6949
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)O presente trabalho teve por objetivo avaliar os riscos ambientais para a saúde humana, através da caracterização da qualidade das águas do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG), nos municípios pertencentes a Regional de Saúde de Cornélio Procópio (RSCP). As amostras coletadas das águas do SASG foram analisadas pelas técnicas da Espectrometria de Massa com Fonte de Plasma Indutivamente Acoplado, Espectrometria de Absorção Atômica e fotometria de chama. As águas do SASG em alguns poços apresentaram valores de pH, Ferro e Selênio, acima do valor máximo permitido (VMP) pela legislação brasileira.Os elementos químicos Arsênio e Chumbo apresentaram valores próximos do VMP. A maioria dos resultados hidrogeoquímicos das águas do SASG, estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação para consumo humano. Contudo, mesmo o restante dos elementos apresentando concentrações baixas, há que se considerar o tempo de exposição, e a condição da saúde das pessoas expostas.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/694910.5418/RA2017.1321.0009Revista da ANPEGE; v. 13 n. 21 (2017); 220-246Revista da ANPEGE; Vol. 13 No. 21 (2017); 220-2461679-768X10.5418/ra2017.v13i21reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6949/3883Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Tatiana FernandaPinese, José Paulo PeccininiCelligoi, AndréYabe, Maria Josefa Santos2018-05-12T10:17:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6949Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-05-12T10:17:32Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
title Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
spellingShingle Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
Mendes, Tatiana Fernanda
title_short Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
title_full Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
title_fullStr Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
title_full_unstemmed Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
title_sort Caracterização da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR)
author Mendes, Tatiana Fernanda
author_facet Mendes, Tatiana Fernanda
Pinese, José Paulo Peccinini
Celligoi, André
Yabe, Maria Josefa Santos
author_role author
author2 Pinese, José Paulo Peccinini
Celligoi, André
Yabe, Maria Josefa Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tatiana Fernanda
Pinese, José Paulo Peccinini
Celligoi, André
Yabe, Maria Josefa Santos
description O presente trabalho teve por objetivo avaliar os riscos ambientais para a saúde humana, através da caracterização da qualidade das águas do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG), nos municípios pertencentes a Regional de Saúde de Cornélio Procópio (RSCP). As amostras coletadas das águas do SASG foram analisadas pelas técnicas da Espectrometria de Massa com Fonte de Plasma Indutivamente Acoplado, Espectrometria de Absorção Atômica e fotometria de chama. As águas do SASG em alguns poços apresentaram valores de pH, Ferro e Selênio, acima do valor máximo permitido (VMP) pela legislação brasileira.Os elementos químicos Arsênio e Chumbo apresentaram valores próximos do VMP. A maioria dos resultados hidrogeoquímicos das águas do SASG, estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação para consumo humano. Contudo, mesmo o restante dos elementos apresentando concentrações baixas, há que se considerar o tempo de exposição, e a condição da saúde das pessoas expostas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6949
10.5418/RA2017.1321.0009
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6949
identifier_str_mv 10.5418/RA2017.1321.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6949/3883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 13 n. 21 (2017); 220-246
Revista da ANPEGE; Vol. 13 No. 21 (2017); 220-246
1679-768X
10.5418/ra2017.v13i21
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134297743360