Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,João Vinícius França
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bonetti,Renata Sayuri Furutani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101103
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar a concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil e analisar seus efeitos sobre a arrecadação de prêmios e lucratividade. Há evidências de que o mercado segurador brasileiro apresenta as principais características de um oligopólio. Marco teórico: baseia-se na Organização Industrial, campo da Economia que se dedica a estudar a estrutura de mercado, importância e arranjo das firmas, além dos impactos derivados da concentração sobre a concorrência. Método: utilizam-se modelos de regressão para dados em painel. Os dados são oficiais do mercado segurador brasileiro, dispostos mensalmente entre fev./2003 e dez./2018, totalizando 82.443 observações de 135 seguradoras atuantes em 17 ramos. Para cada ramo, calcularam-se os principais índices de concentração da literatura e foram estimados seus efeitos sobre prêmios e lucros. Resultados: aumentos dos índices de concentração relacionam-se com redução da arrecadação das seguradoras, mas sem redução de lucro. No entanto, caso a seguradora esteja entre as maiores do mercado, e faça parte de algum grupo econômico, os efeitos são anulados e a concentração pode gerar aumentos de arrecadação de prêmios e lucros, sugerindo que ela exerce algum poder de mercado elevando os prêmios, reforçando a hipótese de estrutura-conduta-desempenho. Conclusões: a concentração setorial é maior nos segmentos de vida do que nos demais. As evidências apontam para as quatro maiores seguradoras do setor, com maiores arrecadações entre 2003 e 2018, detendo 90% do market share. Ademais, a arrecadação nos ramos vida, é superior a 80% da média total, concomitante a uma queda do total de players.
id ANPPGA-1_7ccee42a89c99c162552ac961609ee56
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552023000101103
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiromercado seguradorconcentração de mercadoíndices de concentraçãoRESUMO Objetivo: avaliar a concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil e analisar seus efeitos sobre a arrecadação de prêmios e lucratividade. Há evidências de que o mercado segurador brasileiro apresenta as principais características de um oligopólio. Marco teórico: baseia-se na Organização Industrial, campo da Economia que se dedica a estudar a estrutura de mercado, importância e arranjo das firmas, além dos impactos derivados da concentração sobre a concorrência. Método: utilizam-se modelos de regressão para dados em painel. Os dados são oficiais do mercado segurador brasileiro, dispostos mensalmente entre fev./2003 e dez./2018, totalizando 82.443 observações de 135 seguradoras atuantes em 17 ramos. Para cada ramo, calcularam-se os principais índices de concentração da literatura e foram estimados seus efeitos sobre prêmios e lucros. Resultados: aumentos dos índices de concentração relacionam-se com redução da arrecadação das seguradoras, mas sem redução de lucro. No entanto, caso a seguradora esteja entre as maiores do mercado, e faça parte de algum grupo econômico, os efeitos são anulados e a concentração pode gerar aumentos de arrecadação de prêmios e lucros, sugerindo que ela exerce algum poder de mercado elevando os prêmios, reforçando a hipótese de estrutura-conduta-desempenho. Conclusões: a concentração setorial é maior nos segmentos de vida do que nos demais. As evidências apontam para as quatro maiores seguradoras do setor, com maiores arrecadações entre 2003 e 2018, detendo 90% do market share. Ademais, a arrecadação nos ramos vida, é superior a 80% da média total, concomitante a uma queda do total de players.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101103Revista de Administração Contemporânea v.27 n.1 2023reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2022210311.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,João Vinícius FrançaBonetti,Renata Sayuri Furutanipor2022-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552023000101103Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2022-11-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
title Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
spellingShingle Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
Carvalho,João Vinícius França
mercado segurador
concentração de mercado
índices de concentração
title_short Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
title_full Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
title_fullStr Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
title_full_unstemmed Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
title_sort Efeitos Longitudinais da Concentração Setorial sobre o Desempenho do Mercado Segurador Brasileiro
author Carvalho,João Vinícius França
author_facet Carvalho,João Vinícius França
Bonetti,Renata Sayuri Furutani
author_role author
author2 Bonetti,Renata Sayuri Furutani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,João Vinícius França
Bonetti,Renata Sayuri Furutani
dc.subject.por.fl_str_mv mercado segurador
concentração de mercado
índices de concentração
topic mercado segurador
concentração de mercado
índices de concentração
description RESUMO Objetivo: avaliar a concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil e analisar seus efeitos sobre a arrecadação de prêmios e lucratividade. Há evidências de que o mercado segurador brasileiro apresenta as principais características de um oligopólio. Marco teórico: baseia-se na Organização Industrial, campo da Economia que se dedica a estudar a estrutura de mercado, importância e arranjo das firmas, além dos impactos derivados da concentração sobre a concorrência. Método: utilizam-se modelos de regressão para dados em painel. Os dados são oficiais do mercado segurador brasileiro, dispostos mensalmente entre fev./2003 e dez./2018, totalizando 82.443 observações de 135 seguradoras atuantes em 17 ramos. Para cada ramo, calcularam-se os principais índices de concentração da literatura e foram estimados seus efeitos sobre prêmios e lucros. Resultados: aumentos dos índices de concentração relacionam-se com redução da arrecadação das seguradoras, mas sem redução de lucro. No entanto, caso a seguradora esteja entre as maiores do mercado, e faça parte de algum grupo econômico, os efeitos são anulados e a concentração pode gerar aumentos de arrecadação de prêmios e lucros, sugerindo que ela exerce algum poder de mercado elevando os prêmios, reforçando a hipótese de estrutura-conduta-desempenho. Conclusões: a concentração setorial é maior nos segmentos de vida do que nos demais. As evidências apontam para as quatro maiores seguradoras do setor, com maiores arrecadações entre 2003 e 2018, detendo 90% do market share. Ademais, a arrecadação nos ramos vida, é superior a 80% da média total, concomitante a uma queda do total de players.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101103
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552023000101103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2022210311.por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.27 n.1 2023
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209054183391232